Inteligência artificial, Barbiecore e quiet luxury: Relembre o que foi moda em 2023

O ano de 2023 foi marcado por diversas tendências no mundo da moda, que prometem repercutir em 2024. Entre elas, destacam-se a inteligência artificial, o Barbiecore e o quiet luxury, além do crescimento de marcas nacionais em desfiles pelo mundo.

Confira o que rolou no mundo da moda em 2023 que repercutirá em 2024.

Inteligência artificial

A inteligência artificial foi uma das principais tendências do ano, com destaque para o uso de programas para criar roupas e acessórios. Um exemplo disso foi a imagem do Papa Francisco usando um doudoune branco, criada pelo artista americano Pablo Xavier por meio do programa de inteligência artificial Midjourney.

Papa Francisco Roupa
Inteligência artificial cria Papa Francisco fashionista. (Foto: Reprodução/Instagram e Divulgação)

A tecnologia também foi usada para desenvolver roupas mais sustentáveis e inclusivas. Um exemplo disso foi a coleção da marca italiana de moda masculina Ermenegildo Zegna, que foi criada usando inteligência artificial para identificar e eliminar materiais prejudiciais ao meio ambiente.

Barbiecore

O filme “Barbie”, de Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie, inspirou uma tendência que promete ser um sucesso em 2024: o Barbiecore. A estética, que é caracterizada pelo uso de cores vibrantes, como o rosa, e elementos lúdicos, como laços e babados, já está sendo vista nas passarelas e nas ruas.

Imagem Do WhatsApp De 2023 12 30 à(s) 13.18.32_d5f2bc0a
Barbiecore. (Foto: Reprodução/Instagram mr.ralexanderlowry)

O Barbiecore é uma tendência que celebra a feminilidade e a diversão. É uma forma de se expressar e de se sentir bem consigo mesmo, sem se preocupar com regras ou padrões.

Quiet luxury

O quiet luxury é outra tendência que promete ser forte em 2024. A estética, que é caracterizada pelo uso de peças atemporais e de alta qualidade, é uma forma de se vestir com luxo sem chamar muita atenção.

387688278_1338970383372563_7593788571063967671_n
Silvia Braz usando Nati Vozza. (Foto: Reprodução/Instagram)

O quiet luxury está alinhado com os valores da sustentabilidade e da ética. É uma forma de consumir moda de forma consciente e responsável.

Retrospectiva da moda de 2023

Além das tendências mencionadas acima, outros acontecimentos chamaram a atenção em 2023. Entre elas, destacam-se:

  • Em janeiro, no desfile de alta-costura da grife Schiaparelli, a rapper Doja Cat fez uma aparição radical. Com um look desenhado pelo estilista da grife, Daniel Roseberry, composto por 30 mil cristais, ela surgiu pintada de vermelho.

  • Ainda falando de Schiaparelli, o desfile da marca na Semana de Alta-Costura em Paris teve a presença de Gkay, que apostou em look dourado. Vale ressaltar que a atriz foi eleita em 2023 como uma das 10 personalidades internacionais mais influentes da moda.
FnKBuxKXEAAHveW
Gkay usando Schiaparelli na Semana de Alta-Costura em Paris. (Foto: Reprodução/Instagram)
  • O multiartista Pharrell Williams debutou em junho na direção criativa da linha masculina da Louis Vuitton. Ele ocupou o lugar de Virgil Abloh, morto precocemente em 2021.

  • A grife mineira PatBo, de Patricia Bonaldi, não só apresentou sua coleção Primavera-Verão 2024 na Semana da Moda de Nova York como também ganhou o coração de ninguém mais, ninguém menos que Beyoncé. A cantora usou um look da grife na turnê Renaissance e, no Brasil, vestiu um conjunto de top, jaquela e calça jeans em seu jatinho, para um photoshoot. Vale salientar que Queen Bey é vestida por marcas de peso, como Gucci, Dolce & Gabbana e Alexander Mcqueen.
  • A marca carioca Farm não para de alcançar números extraordinários. Ao longo de 2023, as roupas da grife conquistaram novos territórios. No último dia 21, inaugurou a centésima loja (no Brasil e no mundo), e a primeira própria, na Europa, em Londres.

  • Em março, a Miu Miu elegeu as hot pants como o short da vez.
RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES