Após todas as confraternizações, especialistas apontam práticas integrativas, como pilates, ioga e meditação, como caminho para equilibrar corpo e mente. Atividades podem ser o primeiro passo rumo a um estilo de vida mais saudável em 2025
Sâmya Mesquita
samyamesquita@ootimista.com.br
Com as tradicionais “confras”, que ocorrem entre dezembro e janeiro, é comum cometer excessos, com práticas que nos tiram de rotinas saudáveis, como alimentação desregrada nas ceias e em viagens, alto consumo de álcool sem a hidratação adequada, desregulação ou privação do sono e até atritos de convivência familiar. Isso tudo pode trazer um nível de estresse capaz de causar exaustão e até dores pelo corpo. Assim, voltar à rotina acaba não sendo tarefa das mais simples.
Para sanar esse caos, é comum a busca por atividades integrativas para equilibrar corpo e mente. A procura por práticas como ioga, pilates e meditação cresce nesse período, oferecendo um caminho para restaurar a saúde e a energia. Mas especialistas destacam como essas atividades podem ser o primeiro passo para um estilo de vida mais saudável e consciente para todo o ano.
Equilíbrio é tudo
Vanessa Pires, fisioterapeuta e instrutora de pilates, observa um aumento significativo de alunos em seu estúdio nessa época do ano. “Assim que a agitação do fim do ano passa, há um grande retorno e, inclusive, a chegada de novos alunos que nos procuram pelas redes sociais. Muitos estão em busca de equilíbrio após os excessos”, diz. Segundo ela, o pilates é uma ferramenta poderosa para trabalhar flexibilidade muscular, mobilidade articular e concentração, ajudando a aliviar dores e melhorar a postura.
Para quem está começando, Vanessa ressalta a importância de um acompanhamento adequado. “Recomendo começar sempre com a orientação de um profissional. Existem poucas contraindicações, como restrições médicas específicas ou condições como inflamações ativas, que precisam ser tratadas antes do início das aulas”, explica.
A integração de diversas práticas com outras áreas da saúde, como nutrição e acompanhamento psicológico, potencializa os resultados. Vanessa sugere aliar o pilates a um acompanhamento com nutricionistas ou educadores físicos, conforme as necessidades individuais: “O foco é holístico: equilibrar corpo, mente e alma”.
Qualidade de vida em 2025
O ioga é uma dessas várias práticas que ganha destaque na restauração da paz mental e emocional. Nei Xiu, instrutor de Hatha Yoga, ressalta que muitas pessoas aproveitam o início do ano para estabelecer novos propósitos, entre eles, a busca por maior harmonia. “Ioga e meditação não são apenas práticas de exercícios, são filosofias de vida. Elas nos ajudam a lidar com os desafios cotidianos e a promover uma convivência mais compassiva e harmoniosa, especialmente num mundo tão polarizado”, reflete.
Além de benefícios físicos, o ioga também atua positivamente na saúde mental. “Para quem sofre de ansiedade ou depressão, a meditação ensina a observar os pensamentos, desacelerar e modificar padrões negativos. Mas, assim como qualquer prática, exige paciência e dedicação”, diz Nei Xiu. Ele destaca ainda que, atualmente, é possível acessar aulas com bons profissionais on-line, garantindo maior flexibilidade de horários em qualquer lugar.
Os sinais de que é hora de adotar essas práticas são muitos, desde dores crônicas e má postura até sintomas emocionais como ansiedade e estresse. “O corpo avisa. Ignorar os sinais só faz com que eles fiquem mais intensos até o ponto em que não dá mais para continuar. É preciso cuidar cedo para evitar que os desequilíbrios se tornem doenças graves”, alerta Nei.
Com alternativas para todos os níveis e estilos de vida, começar um novo ciclo com atividades como pilates, ioga e meditação pode ser o estímulo que muitas pessoas precisam para recuperar a energia e adotar uma rotina mais equilibrada. Para Nei, “mais do que um alívio imediato, essas práticas constroem uma qualidade de vida que dura para sempre”.