Jovens artistas das companhias de teatro, dança e música da Rede Cuca sobem ao palco do mais importante teatro do estado, Theatro José de Alencar, em apresentação única, nesta quinta-feira (11), às 18h. Os grupos apresentam os espetáculos “Miralu e a Luneta Encantada” (teatro), “Muvuca” (dança) e “Estações” (música). Os ingressos podem ser adquiridos online no Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/89727/d/231159).
Os espetáculos são resultado de 10 meses de formação no Programa Futuros, ofertado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e da Rede Cuca. Entre os 18 jovens que irão se apresentar, Vitoria Sousa (Vits), de 21 anos, não esconde a felicidade de se subir ao palco do Theatro José de Alencar pela primeira vez. Apaixonada por música desde criança, Vits começou a tocar violão aos 8 anos.
Ela viu no programa Futuros mais uma oportunidade de buscar se profissionalizar e o que já foi hobby, hoje é a jornada de uma cantora profissional. “Nunca previ que seguiria esse caminho, pois a sociedade, muitas vezes, não reconhece a arte como uma profissão viável. Acreditava que era apenas um hobby. Minha jornada como cantora profissional é fruto de uma busca constante, enfrentando desafios para fazer aquilo que mais amo, e estou extremamente feliz com a oportunidade de me apresentar no Theatro José de Alencar. Sem dúvida, é mais uma experiência para meu percurso na música”, diz.
Frequentadora da sala de artes cênicas do Cuca Barra para ensaiar com as amigas, Camomila Costa, de 20 anos, foi uma das dezenas de jovens que fizeram parte do Comunidade em Pauta, programa que disponibiliza espaços dos equipamentos da Rede Cuca para jovens e seus coletivos utilizarem para ensaios e jogos. Desanimada com a falta de experiências durante o bacharelado em Dança, ela teve na Companhia de Dança um dos lugares para se apaixonar pela criação. “Durante todo o processo fui me apaixonando por criar, dar sugestões, inventar novas coisas e isso refletiu tanto na Companhia de Dança quanto no espetáculo Muvuca. Fizemos um processo de laboratório de criação onde tivemos vivências em geral nas áreas das Danças Urbanas e Danças Populares, passamos pela experiência de acompanhar o processo da montagem de todo o espetáculo”, relembra.
Já Natanael Oliveira, 23 anos, começou no teatro por meio dos cursos oferecidos na Rede Cuca e, desde então, não saiu mais do universo das artes cênicas, passando por diversos espaços culturais da cidade. Focado no teatro infantil, Natanael pôde aprofundar as pesquisas para montagens de espetáculos durante a imersão da Cia de Teatro. Além do sonho de viver da arte, participar da companhia ajudou o jovem a superar momentos difíceis na vida pessoal. “Para mim, meu maior sonho é viver da minha arte e o programa de circulação das cias vem me proporcionando um pouco disso. Estamos conhecendo novos locais, vivenciando novas experiências e para mim significa muito. A arte salvou minha vida e ver ela está sendo um sonho realizado.”
Depois de passar pelo Theatro José de Alencar, as companhias seguirão para o Porto Dragão, com apresentações no dia 25, às 18h.
“Rolê das Artes”
O Rolê das Artes é fruto do programa Futuros da Rede Cuca, um projeto que proporcionou, ao longo de 10 meses, uma jornada intensiva de pesquisas, laboratórios, produção de espetáculos, estudo de maquiagem, figurino e iluminação cênica para jovens talentos. Esse período culminou na criação de três espetáculos que tiveram suas estreias nos teatros da Rede Cuca.
Como uma extensão do percurso formativo, o Programa de Circulação Artística da Rede Cuca tem duração de 3 meses e visa promover os resultados dos trabalhos criados pelas companhias artísticas por meio da difusão dos espetáculos por diversos espaços culturais da cidade.
Sobre os espetáculos
Companhia de Teatro – “Miralu e a Luneta Encantada”
O espetáculo, dirigido por Renato Severo, aborda a importância do respeito às diferenças estruturais e emocionais. A peça, de caráter infanto-juvenil, utiliza malabares e figurinos de forma lúdica, proporcionando uma experiência teatral única. A diversidade de elementos técnicos e conceituais resulta em uma obra de fácil entendimento, enriquecida pelo apoio da política pública para a juventude.
Companhia de Dança – “Muvuca”
Sob a direção de Loly Pop, “Muvuca” explora a diversidade cultural através da mistura de estilos como House Dance, Côco, Hip Hop e forró. A apresentação é uma metáfora da plantação afro indígena, carregando consigo a pergunta: que árvore desejamos ser? O espetáculo, que une o urbano ao popular, desafia padrões estéticos em meio à floresta de concreto, deixando uma reflexão profunda.
Companhia de Música – “Estações”
Sob a direção musical de Renato Campos, “Estações” convida o espectador para uma viagem musical inesquecível. Seis jovens artistas, representantes da diversidade musical da Rede Cuca, exploram clássicos da música brasileira, proporcionando uma jornada poética e teatral. A obra, dirigida artisticamente por Netto Alves, busca novos caminhos para o sonho através da voz, melodia e som.
Serviço
Espetáculo Rolê das Artes
Data: 11/01 – 18h às 21h
Local: Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525, Centro.
Ingressos: Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/89727/d/231159) – R$14 (inteira) e R$7 (meia).