A revista Rolling Stone coroou “Lemonade”, de Beyoncé, como o melhor álbum do século 21. A escolha reforça o impacto cultural e artístico do trabalho da cantora, que já havia recebido reconhecimento semelhante da Apple Music em 2024, quando o álbum foi incluído em sua lista dos 10 melhores de todos os tempos.
A Rolling Stone elogiou a evolução constante da artista desde o lançamento de seu quinto álbum autointitulado em 2013, mas destacou que “Lemonade” supera todos os outros em “narrativa, revelação e ressonância cultural”. A revista enfatizou a vulnerabilidade expressa por Beyoncé no álbum, que expõe o trauma da infidelidade de seu marido e a forma como isso impactou seu casamento e o império construído pelo casal. No entanto, a publicação ressaltou que o impacto de “Lemonade” vai além da fofoca e da intriga, focando no “ethos definidor” que Beyoncé constrói a partir de seu desespero.
Mais do que um álbum musical, “Lemonade” foi descrito pela Rolling Stone como “um filme musical profundo em camadas, tão lindo e assustador quanto um drama canônico, uma matriz de desgosto geracional, uma celebração do legado e um mapa desenhado à mão para as interseções das vidas interpessoais e políticas de muitas mulheres negras”. A revista destacou a importância do projeto em definir o movimento cultural e político de uma geração, consolidando “Lemonade” como um marco na história da música.