Live-action “Turma da Mônica: Lições’ estreia nesta quinta nos cinemas

A segunda aventura dos clássicos personagens da Turma da Mônica nos cinemas estreia hoje (30) e é uma boa pedida para as férias da criançada. Lições retorna com elenco do primeiro filme e adições como Isabelle Drummond e Malu Mader à história 

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br

Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali cresceram um pouco desde a última vez que os vimos nas telonas. Além da estatura, aumentaram também as brincadeiras e confusões do quarteto, sem esquecer os desafios que rodeiam a infância de toda criança. Turma da Mônica: Lições estreia hoje (30), nos cinemas brasileiros, adentrando no universo criado pelo cartunista Mauricio de Sousa para dar vida aos personagens clássicos dos gibis. O longa chega com a difícil missão de superar ou, pelo menos, chegar perto de Laços, primeira adaptação da história para o cinema, considerada pela crítica especializada um dos melhores filmes infantis do País.

Assim como o primeiro filme se baseava na graphic novel de mesmo nome lançada em 2013 pelos irmãos Lu e Vitor Cafaggi, o novo filme adapta a continuação da obra, de dois anos depois. O enredo de Lições, dirigido por Daniel Rezende – que também assina o primeiro filme -, acompanha a rotina de Mônica (Giulia Benite), Cebolinha (Kevin Vechiatto), Cascão (Gabriel Moreira) e Magali (Laura Rauseo) na escola. A turminha esquece de fazer o dever de casa e decide fugir, gerando várias consequências na vida de cada um. A principal delas é o afastamento de Mônica, mandada pelos pais para outra escola. Lá, ela precisará fazer novos amigos, enquanto lida com a saudade dos antigos. Estes também precisam aprender a seguir suas vidas sem a presença do elo que os mantinha unidos.

Novos personagens
Apesar do risco de separar atores tão bem recebidos pelo público e que demonstraram boa sintonia juntos em Laços, a decisão abre espaço para a expansão do universo de Mauricio nos cinemas. Sem Mônica, o grupo se aproxima de novos amigos: Marina (Laís Vilella), Milena (Emily Nayara), Humberto (Lucas Infante) e Do Contra (Vinícius Higo), nomes já conhecidos por quem acompanha os gibis. Mônica, porém, acredita que foi esquecida, mas os amigos continuam sentindo a falta dela. É aí que Cebolinha decide bolar um plano para trazer a amiga de volta à escola.

Além das crianças, o longa revelará novos personagens adultos muito conhecidos e queridos pelo público dos quadrinhos: Tina e Rolo, interpretados por Isabelle Drummond e Gustavo Merighi, respectivamente. A dupla é responsável por dar conselhos à turminha do Bairro do Limoeiro. Quem também reforça o time é Malu Mader, que interpreta a professora da escola nova de Mônica. O elenco conta, ainda, com Paulo Vilhena, que retorna na pele do Pai Cebola, e Monica Iozzi, no papel de Dona Luísa, mãe da protagonista.

Atrasos 
As filmagens do longa foram finalizadas em meados de fevereiro de 2020, pouco antes das primeiras confirmações de casos de covid-19 no Brasil. A previsão inicial era de que o filme fosse lançado em outubro do mesmo ano. Porém, ocorrem sucessivos adiamentos em virtude do cenário pandêmico, fazendo o filme chegar aos cinemas somente neste mês.

Próximos passos
Para quem vai assistir: o filme conta com cena pós-créditos. Segundo Mauricio de Sousa, que também atua na produção, as cenas ao final do longa abrem plenos caminhos para uma continuação das aventuras da turminha. Para quem não sabe, a obra adaptada aos cinemas faz parte de uma trilogia. O último volume, Lembranças, foi lançado em 2017. Contudo, caso planejem dar continuidade, um dos caminhos pode ser apostar no selo Turma da Mônica Jovem, uma vez que todos os atores mirins acabaram crescendo bastante entre o fim das filmagens e o lançamento do segundo filme. Mas, por ora, o mais importante é saber se Lições consegue resgatar novamente o espírito dos gibis famosos. E aí, vai conferir?

Serviço 
Turma da Mônica: Lições 
Estreia hoje (30) nos cinemas

Assista ao trailer:

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES