Lounge O Otimista na CasaCor 2023 reúne arquitetura, natureza, arte e homenagens a cearenses

Arquitetura, cultura cearense e natureza estão no Lounge O Otimista, espaço do Grupo Otimista de Comunicação na CasaCor 2023. Responsáveis pelo projeto detalham ideias por trás do espaço criado para servir como estúdio de gravações e ponto de bem-estar dos visitantes

Danielber Noronha 

danielber@ootimista.com.br

“Me sinto morando aqui!”. “Trabalharia muito mais feliz num lugar como esse”. “Essa cadeira lembra o meu avô”. Estas são algumas das frases ditas pelo público que passou pelo Lounge O Otimista somente na primeira semana da CasaCor 2023 – aberta para visitação na última terça-feira (12). Para estar mais próximo da mostra, no ano em que o evento comemora 25 anos, o Grupo Otimista de Comunicação convocou quatro profissionais para tirar do papel um ambiente inovador, que vem sendo utilizado como cenário para gravações da emissora e também como lugar de apreciação e conforto pelos visitantes.

WhatsApp Image 2023 09 15 At 15.39.16
Chris Machado, Andréa Dall’Olio, Sérgio Pires e Larissa Porto assinam o espaço (Foto: Natanael Feitosa)

Chris Machado, Sérgio Pires, Larissa Porto e Andréa Dall’Olio uniram forças e projetaram um espaço que resgata a história da família Machado, proprietários iniciais do imóvel onde hoje foi erguida a CasaCor, no bairro Meireles. Além disso, o projeto une arte, arquitetura e biofilia – conceito que busca aproximar as pessoas da natureza.

WhatsApp Image 2023 09 15 At 15.39.16 (2)
(Foto: Nicolás Leiva)

A arquiteta Larissa afirma que é desafiador alinhar quatro profissionais com trajetórias tão ímpares. Porém, logo as afinidades afloraram e tudo o que está à vista do público agora foi ganhando forma. “Essa experiência se tornou um encontro de afeto, amizade, criatividade e crescimento pessoal e profissional”, celebra. O processo para tirar o Lounge do papel, segundo Larissa, contou com visitas à casa, conversas com familiares, pesquisas por materiais da década de 1970, época em que data o nascimento do projeto original da casa.

“O edifício foi construído ‘do zero’, com sistema light steel frame, que consiste em uma estrutura de aço, pré-fabricada e montada no local. O projeto procurou conectar a memória histórica da casa com uma mobília contemporânea. Porém, trazemos desenhos e elementos que remetem ao passado, acrescido de peças decorativas garimpadas e do acervo pessoal dos arquitetos”, detalha o arquiteto Sérgio Pires. Indo ao encontro do tema da CasaCor 2023, “Corpo & Morada”, os profissionais buscaram através de cores, formatos, cheiros e texturas, “criar sensações que potencializam a intimidade e a sinergia que existem entre nossos corpos e nosso lar”, sinaliza Pires.

Natureza e arte
Outro pilar fundamental do Lounge O Otimista é o contato com a natureza, que ganhou vida pelas mãos de Chris Machado, nome responsável pela gestão ambiental do espaço. “Trazer o verde das plantas, as fragrâncias dos óleos, as esculturas que nos lembram os animais e a arquitetura que favorece a luz natural propicia esse contato com a natureza. Tudo foi pensado para mostrar ao visitante que é possível conciliar natureza e design”, frisa.

O espaço reserva, ainda, obras de arte que mergulham na história da família Machado, a exemplo da instalação Árvore Genealógica da Família Machado, feita pelos artistas plásticos Andréa Dall’Olio e J. Siebra, utilizando técnicas de trama têxtil e cerâmica. Outro diferencial do Lounge fica por conta das exposições temporárias que seguirão em curso durante toda a duração da CasaCor 2023. A ideia é mesclar artistas mais conhecidos, tendo alguns destes uma relação bastante próxima com a família Machado, e também nomes mais recentes do cenário artístico local.

WhatsApp Image 2023 09 15 At 15.39.16 (1)
(Foto: Nicolás Leiva)

“Tivemos obras de Roberto Galvão na primeira semana, que foi curador da Galeria Bancesa, criada pelo banco da família Machado; e Chico da Silva, porque a família tem grandes colecionadores de obras do artista no Ceará. Na próxima semana, teremos uma obra do Vando Figueiredo, que foi o primeiro a expor na Galeria Bancesa, além de Ana Martins, que traz uma leitura do espaço dos encontros da casa, porque onde está situado o Lounge é justamente onde a família se encontrava, abaixo de uma mangueira”, explica Andréa, responsável pela curadoria de arte do Lounge. O objetivo de Andréa com as exposições volantes é mostrar que “a mudança de obras de arte pode mudar a ambiência do espaço”. “Uma obra de arte não é só um adereço para o espaço. Ela tem um papel importantíssimo para manter a essência daquele ambiente”, defende.

A CasaCor deste ano está sendo realizada na casa dos avós de Chris, Manoel Machado e Beatriz, lugar onde ela passou a morar a partir dos 19 anos. “Farei visita guiada com alguns convidados que querem conhecer a história da casa contada por quem viveu e falando sobre a transformação e a releitura que o contemporâneo traz com a CasaCor. Serão várias experiências e oportunidades de apreciar a casa e celebrar a história da família”, completa a neta.

Serviço

Lounge O Otimista na CasaCor Ceará
Visitação: até 29 de outubro
Na rua Tibúrcio Cavalcante, 607 – Meireles
Mais informações: @casacorceara no Instagram

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES