Mercado AlimentaCE realiza I Encontro de Cultura Alimentar neste domingo

O Mercado AlimentaCE realiza, neste domingo (19), a partir das 10h, a primeira edição do Encontro de Cultura Alimentar. Do cultivo à patrimonialização, o evento é dedicado à valorização da cultura alimentar cearense e celebra o trabalho de pesquisa e agroecologia realizado pelo Mercado ao longo de 2024. A  programação tem acesso gratuito e inclui feiras gastronômicas, rodas de conversa, visitas mediadas, atividades infantis, performance artística e show de Mel Mattos. Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, o Mercado é gerido em parceria com o  Instituto Mirante.

O I Encontro de Cultura Alimentar do Mercado AlimentaCE  celebra o trabalho de pesquisa  e agroecologia que o equipamento  desenvolveu durante o ano de 2024 por meio dos programas Comida, Cultura e Natureza, e Comida, Patrimônio e Memória. A partir dessas iniciativas, foram lançados dois editais de trabalho com desenvolvimento de pesquisas sobre a patrimonialização da cajuína cearense e a implementação das Hortas Comunitárias AlimentaCE.

Gio Frapiccini, coordenador de Pesquisa em Culturas Alimentares, destaca a importância do programa Comida, Patrimônio e Memória no ano de 2024. “Com o primeiro edital de pesquisa realizado pelo Mercado AlimentaCE pudemos cultivar ainda mais relações com pesquisadores, grupo de estudos, produtores de caju e cajuína, entidades da cadeia produtiva da gastronomia e patrimônio “, explica.

Já o segundo edital contemplou a construção de hortas comunitárias no Complexo Cultural Estação das Artes e em quintais do Moura Brasil. De acordo com Manjari Ikeda, coordenadora de Desenvolvimento do Mercado AlimentaCE, ao longo dos seis meses de atividades das hortas, foram feitas parcerias com entidades de diversas instâncias, com objetivo de envolver a sociedade no debate sobre cultivo, segurança alimentar e sociobiodiversidade. “Temos hoje um quintal modelo do projeto, com horta, criação de peixe e galinha que, junto às atividades formativas, dão base para um debate sobre soberania e segurança alimentar e nutricional”, afirma.

Marina Araujo, diretora do Mercado AlimentaCE, destaca a importância desses dois programas para o equipamento. “É uma ferramenta extremamente útil na integração da sociedade como um todo aos nossos objetivos institucionais. A materialização de um avanço significativo no escopo de atuação do equipamento”, salienta.

Programação do I Encontro de Cultura Alimentar

A programação do evento começa às 9h do domingo (19) com uma Visita Mediada às Hortas Comunitárias do Moura Brasil. Das 10h30 às 11h30, acontece a roda de conversa “Cajuína como Patrimônio Cultural Imaterial”, com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará (Copam).

Ainda na programação, haverá outra visita mediada, desta vez às Hortas Comunitárias do Complexo Cultural Estação das Artes, das 10h30 às 12h. No mesmo horário, acontece mais uma edição do Mercado Miudinho, que oferece oficina de produção de utensílios e formas de alimentos em argila. Por meio das temáticas comida, arte e natureza, os pequenos irão construir histórias utilizando o  material.

Das 11h30 às 12h, será apresentada a performance Cultivarei um Lugar, da artista Sy Gomes, que utiliza a metáfora da planta (vida vegetal) para explorar a resiliência e a busca por identidade da comunidade trans e travesti. Ao comparar a vida de uma travesti à de uma planta que floresce em condições adversas, a obra convida o público a refletir sobre os desafios e a beleza da experiência travesti.

Para encerrar a programação, a artista Mel Mattos sobe ao palco das 13h30 às 15h com o show Pessoal do Ceará. No repertório, revisita canções dos seus dois álbuns, O Retratista e Démodé, além de homenagear grandes artistas e compositores cearenses que marcaram sua trajetória musical e são verdadeiros ícones da música brasileira.

A Feira de Empórios e a Feira Agroecológica estarão presentes durante todo o Encontro de Cultura Alimentar, proporcionando aos visitantes uma experiência rica em produtos locais e práticas sustentáveis.

Além disso, o evento também contará com o espaço “A Casa dos Saberes”, que une gastronomia e ancestralidade ao resgatar memórias afetivas por meio de receitas, histórias e tradições culinárias. Para completar a programação, o Almoço no Mercado traz os sabores dos restaurantes Pachamama, O Boteco, Cozinha do Frei, Bellucci Gelateria, Oh Bixa Boa, Tacos Burguer, Benzito, Acarajé da Murá e Chegue Bar.

Programação

  • Feira de Empórios – 10h às 15h
  • Feira Agroecológica – 10h às 15h
  • Casa dos Saberes – 10h às 15h
  • Visita Mediada às Hortas Comunitárias no Moura Brasil – 9h às 10h
  • Roda de conversa “Cajuína como patrimônio cultural imaterial” – 10h30 às 11h30
  • Visita Mediada às Hortas no Complexo Cultural Estação das Artes – 10h30 às 12h
  • Mercado Miudinho – 10h30 às 12h
  • Performance “Cultivarei um Lugar”, de Sy Gomes – 11h30 às 12h
  • Show “Mel Mattos canta Pessoal do Ceará” – 13h30 às 15h

Serviço

I Encontro  de Cultura Alimentar
Quando: Domingo, 19 de janeiro, de 10h às 15h
Onde: Mercado AlimentaCE (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, dentro do Complexo Cultural Estação das Artes)
Acesso gratuito

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES

t>