Dona das canetas mais desejadas do mundo, a grife francesa Montblanc tem criado séries limitadas desde 1992 para celebrar grandes personalidades. Cinco destas coleções foram lançadas pela Tallis Joias, representante exclusiva Montblanc no Ceará, com a presença do presidente da Montblanc no Brasil, Michel Cheval.
O executivo francês estava há seis anos no conglomerado de luxo Richmond, quando recebeu o desafio de chefiar a Montblanc no Brasil, no começo de 2018. Apesar do momento ruim da economia, a grife já preparava a primeira flagship store na América do Sul, que será aberta em São Paulo, e uma boutique no Rio de Janeiro, ambas em 2019.
A marca, uma das primeiras maisons de luxo a se instalar com loja própria no Brasil, há 40 anos, possui 14 lojas e uma rede de parceiros no Brasil, como a Taliis, que comercializam os instrumentos de escrita, os artigos de couro e os relógios Montblanc.
Como surgiu a relação da Montblanc com os instrumentos de escrita?
A escrita é o ponto de partida para evolução humana. Foi só quando nossos ancestrais puderam registrar suas experiências e conhecimento que a história começou a se desenvolver. Ajudar as pessoas a se expressar faz parte da missão da Montblanc, assim como promover a arte e a cultura. Mas, como sem limites a vida não teria inspiração, a Montblanc levou sua paixão pela escrita às edições limitadas que celebram a cultura, os grandes escritores e os grandes personagens da história humana.
A Montblanc está lançando séries limitadas das suas canetas, que são seus maiores ícones. O que essas coleções trazem de diferente dos produtos de linha da grife?
Desde 1992, a Montblanc faz séries limitadas das suas canetas, que não são meras canetas, mas instrumentos de escrita, e com isso assume a missão de promover a arte e a cultura pelo mundo. É uma patrona das artes, que cria canetas repletas de detalhes que remetem a grandes personalidades da história. Desde então, todos os anos a Montblanc lança coleções “Patrono das Artes”, “Escritores” e “Grandes Personagens”.
Estes personagens são de todo o mundo?
Sim, de diferentes lugares e épocas. Nestas cinco coleções novas, temos homenagens da estrela de Hollywwod Marylin Monroe a Homero, autor da Ilíada e da Odisséia, passando pelo rock do The Beatles, por exemplo. Temos ainda as linhas do ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy; do rei da Baviera Ludwig II, que patrocinou o compositor Richard Wagner e construiu castelos de contos de fadas; e da Great Caracters 2018, que celebra o espírito rebelde e o talento de James Dean. São detalhes únicos, como pinturas, cores, texturas e relevos que revelam detalhes dessas personalidades, como por exemplo, detalhe de pérola e clipe em formato de salto na coleção Marylin. E cada coleção acompanha uma série de acessórios, como tintas com cheiros, por exemplo.
A Montblanc tem colecionadores no mundo todo. As edições limitadas têm algum outro apelo, além do número limitado de unidades?
Sim, a cada ano as “Patrono das Artes”, “Escritores” e “Grandes Personagens” são lançadas e têm suas matrizes destruídas. Isso alavanca seus valores no mercado de colecionadores e faz atingir preços altos em famosas casas de leilões, como a Christie’s. É um artigo raro, feito à mão pelos melhores artesãos do mundo, e também um investimento com liquidez.
A Montblanc vai fazer novos investimentos no Brasil, além das novas unidades em São Paulo, inclusive uma flagship, e no Rio de Janeiro?
Vamos abrir a primeira flagship da Montblanc na América do Sul em São Paulo, no primeiro semestre de 2019, inaugurando o novo conceito visual e arquitetônico da marca, o NEO. Com essa nova identidade, as lojas são mais claras, mais abertas e utilizam muito mais elementos orgânicos, com madeira. A redistribuição vai aumentar bastante o espaço para os artigos de couro. Vamos inaugurar também uma boutique Montblanc no shopping RioSul. O mercado brasileiro voltou a crescer depois de dois anos, e a nossa marca é muito forte, estamos no Brasil há mais de 40 anos. Vamos continuar apostando e incentivando os nossos parceiros, com a Tallis, a adotar o novo conceito nos seus espaços Montblanc.
Os artigos de couro são os itens mais procurados nas lojas e nos parceiros da Montblanc?
É essa categoria que vem crescendo mais, principalmente a de couro masculino. Estamos acompanhando a mudança no vestuário masculino, lançando produtos, todos oriundos dos nossos curtumes em Florença (Itália). Também temos lançados produtos inteligentes, como o Augmented Paper, que são cadernos conectáveis com celulares ou tablets capazes de transcrever para o aparelho o que está sendo escrito.