Mostra Mosaico das Fortalezas abre para visitação hoje (11), a partir das 19h, marcando abertura da Galeria PI, na Praia de Iracema. Evento terá show de Camila Marieta com participação de Makem
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
As ruas de uma cidade são berço de muitas histórias e os muros são responsáveis por narrar grande parte delas, do anúncio comercial aos grafites. Neste sentido, nasceu o edital Painéis Artísticos nas Escolas, que reúne trabalhos de 18 artistas de Fortaleza, escolhidos para serem reproduzidos em muros de escolas situadas em todas as regionais que compõem a Capital. Agora, todos esses trabalhos estarão compilados na exposição Mosaico as Fortalezas.
Vernissage será hoje (11), às 19 horas, na Galeria PI, montada especialmente para receber a iniciativa, integrando as comemorações do aniversário de 297 anos de Fortaleza – celebrado no dia 13 de abril. Para o evento de logo mais, também está prevista uma apresentação da cantora Camila Marieta com participação de Makem. Ação é uma realização do Gabinete da vice-prefeitura, da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e da Secretaria Municipal de Educação (SME). A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h.
Dentre os propósitos da exposição e do edital, segundo Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza, está a ideia de apresentar uma nova geração de artistas muralistas aos fortalezenses. “São artistas importantes, que têm um trabalho expressivo não só na Cidade, mas no País. Esse tipo de intervenção na arquitetura escolar contribui para a fruição artística num espaço que tradicionalmente é destinado à educação formal”, projeta.
O projeto de embelezamento das escolas ocorre em um momento onde muito se discute sobre a importância de transformar a escola em um ambiente acolhedor e pautado pelo respeito, como forma de sanar episódios de violência vistos com frequência em unidades de ensino pelo Brasil afora. Conforme Élcio, também professor e sociólogo, a arte permite ao aluno acessar um mundo simbólico, importante para reflexão sobre a realidade na qual ele está inserido, mas também dando oportunidade de criação e invenção de novos mundos. “Queremos inspirar esses jovens, convidá-los a pensar sobre arte, sobre a cidade que vivem e sobre como querem viver seu futuro”, comenta.
Os artistas escolhidos para criar os painéis são: Raianny Queiroz, Amanda Nunes, Sandra Montenegro, Faso, Simone Barreto, Pedro Parente, Tanilo, Thatyane Vitória, Franklin Stein, Rock Lima, Alice Dote, Carlos Jardel, Benny Frota, Pirata Hemfil, Vitória Vasconcelos, Sérgio Helle e Daniel Chastinet. Na mostra, o visitante conhecerá 40 obras reproduzidas em “miniaturas” de azulejos de cerâmica, de 57cmx57cm. Até o momento, foram inaugurados dois painéis em escolas, contando com apoio da Cerbras, referência nacional no segmento de porcelanatos e revestimentos cerâmicos. “Essa parceria veio para fortalecer a arte urbana e mostrar que os jovens precisam estar em contato com a cultura, pois ela anda lado a lado com a educação”, defende Marina Mota, vice-presidente industrial da Cerbras.
Arte pulsante
Élcio reforça que a exposição a ser inaugurada é uma forma de fazer a população conhecer todos os painéis que estamparão Fortaleza, mas reitera o viés de ilustrar, na prática, o potencial cultural e artístico que brota na Praia de Iracema – onde está situada a estrutura da Galeria PI – nome alusivo justamente à região litorânea e também uma referência à 16ª letra do alfabeto grego π (Pi) que, matematicamente, se transforma em um número infinito. “O propósito da Galeria PI é manter no horizonte cultural da cidade as inúmeras possibilidades de ocupação dos imóveis localizados na Praia de Iracema, é mais uma mostra de como essa região, que faz parte da história desde a fundação da Cidade, segue ganhando novos usos e sentidos e reforçando sua trajetória como bairro das artes, da cultura e dos encontros”, diz Élcio Batista.
Durante o período de funcionamento, a Galeria ocupará a região com intervenções artísticas que representam as narrativas e encantos das “Fortalezas”. Apresentações musicais a vídeo mapping, workshops de arte urbana, ações de grafite e projeções de design interativo, realizadas pelo LED (Laboratório de Experiência Digital da Universidade Federal do Ceará) são algumas das programações previstas para o local.
No último dia 31 de março, o prefeito José Sarto assinou a ordem de serviço que dará nova cara ao bairro. A iniciativa prevê urbanização e paisagismo do calçadão da Praia de Iracema e diversas intervenções, com intuito de prover maior mobilidade e lazer para quem frequenta a região.
Serviço
Exposição Mosaico das Fortalezas
Abertura: hoje (11), às 19h
Na Galeria PI (av. Almirante Barroso 539 – Praia de Iracema)
Horário de funcionamento: quarta a domingo, das 9h às 17h
Visitação gratuita