Samuel Max: Móveis de Marco são destaque na Evidência

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Samuel Max, da Evidência Móveis

Valorizar a indústria moveleira do Ceará, agregando valor e reconhecendo o know how adquirido pelo Polo Moveleiro de Marco, é uma das metas ousadas do empresário Samuel Max, que comanda a Evidência Móveis.

Ao desenvolver algumas das suas linhas de produtos no município, trazendo inovações em acabamento e design seguindo tendências do mercado internacional para uma loja com 20 anos no mercado Premium, o empresário crê poder reverter o estigma de que os móveis cearenses não têm sofisticação.

O grupo possui duas lojas em Fortaleza (Virgílio Távora e Bezerra de Menezes), uma em São Luís e finaliza uma quarta unidade em Terezina, que será inaugurada no segundo semestre de 2019. Esta unidade está recebendo investimentos de R$ 2 milhões. Outra novidade será a reforma da loja da Virgílio Távora, assinada pelo arquiteto Roberto Pamplona, prevista para ser inaugurada em outubro deste ano.

Além das peças produzidas em Marco, a Evidência também comercializa linhas assinadas por designers consagrados, tais como Zanini de Zanini, Marlene Ricci, Fernando Zanardi, Daniela Ferro, Fabrício Roncca, Luia Martele, Bruno Faucz, Cíntia Gomes e Fabrício Roncca.

Como funciona esta parceria entre a Evidência e o Polo Moveleiro de Marco?

A Evidência tem uma linha assinada, vinculada ao pólo de Marco. São seis designers que desenham as peças fora e mandam para serem produzidas em Marco. É uma maneira de valorizar a produção local, trazendo novas tecnologias e design refinado para produzir alguns tipos de móveis que nós precisamos.

Evidência2A Evidência trabalha com movelaria de alto padrão. Você acredita que o mercado local esteja preparado para consumir os móveis produzidos em Marco?

Geralmente a gente tem um bairrismo às avessas, negativo. Ainda tem muita gente que pensa que o móvel produzido em Marco tem baixa qualidade, acha que móvel brasileiro bom é só do Rio Grande do Sul e não é verdade. Nós temos excelentes produtos feitos aqui no Ceará, e agregar valor a eles, trazendo design de vanguarda e novas tecnologias de acabamento, é valorizar a indústria local.

O que diferencia um móvel produzido em Marco de outro similar, produzido no Sul?

Nenhuma, o pólo de Marco não deve em nada a outros pólos do Brasil, é muito bem estruturado e produz peças de muita qualidade. A diferença é que aqui a gente só faz móveis há vinte e poucos anos, lá no Rio Grande do Sul é há mais de cem. A gente só não tem fartura de mão de obra qualificada, quando surge um profissional, tem 10 indústrias disputando pra contratar.

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A produção de Marco representa em torno de quanto das vendas da Evidência?

São entre cinco a seis milhões por ano de compra das indústrias, cerca de 20% das compras globais. O nível de produção em Marco é bem alto, a tendência é produzir mais lá, até porque as indústrias do Sul estão procurando se instalar aqui, porque é no Nordeste que está a maior parte do mercado consumidor atualmente, a última crise mostrou isso.

O grupo vai inaugurar uma loja em Teresina e reinaugurar, em outubro, a loja da Virgílio Távora com um novo formato, será, de acordo com você, uma loja-boutique. Como vocês conseguiram manter os investimentos mesmo com a crise que afetou o setor imobiliário?

Mesmo com toda a crise, nós crescemos um pouco graças ao mercado corporativo. E nós atendemos não apenas onde temos loja, mas também no Piauí, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e na região de Campinas (SP). As principais construtoras e incorporadoras são nossas clientes e conseguimos sobressair fazendo áreas comuns, montando apartamentos mobiliados pra já vender pronto, etc. No momento mais difícil nós criamos cases que protegeram nosso faturamento, principalmente trabalhando junto com as construtoras.

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Um destes cases foram os apartamentos mobiliados, em parceria com as incorporadoras?

Isso! A gente pega o produto pronto, mobilia e vende tudo pronto. No mercado norte americano isso é comum, vender o imóvel com tudo dentro. Tudo mesmo: espelhos, Box, cortinas, se duvidar, a gente entrega até com o supermercado (risos).

Você aponta quais tendências para quem quer redecorar a casa?

A tendência hoje é a brasilidade, o design brasileiro está em alta no mundo, sempre é destaque em Milão. Nós acompanhamos o Salon de Mobile todo os anos e madeira natural, linho cru, toras de madeira e couro em detalhes de acabamento estão em alta e são muito presentes no design brasileiro.

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