O Museu da Cultura Cearense, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, abre na próxima quarta-feira, 14, às 18 horas, a exposição “Habitantes”, do fotógrafo Celso Oliveira.
Em cartaz até março de 2023, a mostra gratuita reúne cerca de 60 fotografias em tamanhos variados e projeções que retratam pessoas em seus vários recantos, sendo a maioria dos registros pelo Nordeste do Brasil, entre 1975 e 2022. Após a abertura, a mostra poderá ser visitada de terça a sexta, das 9 horas às 18 horas, e sábados, domingos e feriados das 13 horas às 18 horas, sempre com último acesso às 17h30.
Além de convidar o público a fazer um “passeio” pela obra de Celso Oliveira, a mostra apresenta as visões do artista acerca da condição humana, propondo uma leitura sobre a identidade cultural dos povos latino-americanos, a partir da forma poética com que o seu olhar capta o ser humano em diferentes estados de vivências.
O projeto contempla quase cinco décadas de estrada em que Celso permanece fotografando esses viventes latino-americanos, resultando numa “grande celebração da diversidade humana”, cujo título vem exatamente dessa essência marcante do seu labutar, como ele próprio explica: “São vislumbres através das lentes que percorrem lugares e suas gentes, sempre sob indagações e reflexões acerca e de quem se deixa fotografar, sendo normalmente pessoas simples em suas localidades no mundo, guardando desde a resistência em sair de seus recantos à coragem de desbravar outros espaços desconhecidos, ou mesmo o temor de reconhecer âmbitos que não são os próprios habitats, como o sertanejo que nunca foi ao litoral, os interioranos, suburbanos e aqueles que se deslumbram, por exemplo, com seus primeiros banhos de mar.”, afirma o artista e curador.
Atualmente, Celso também está em cartaz no Consulado do Brasil em Vancouver, Canadá, com a exposição “Brasil Bom de Bola”, em que retrata em 22 fotografias, jogadores de futebol amador pelo seu País natal, a partir de imagens que também compuseram o livro do fotógrafo, lançado em 1998, com título homônimo ao da mostra em Vancouver, que permanece aberta até 6 de janeiro de 2023.
Acessibilidade e segurança
A mostra dispõe de recursos de acessibilidade, como mediação inclusiva com intérprete de libras, audiodescrição, textos e legendas em braille e letras ampliadas, além de vídeo com tradução em libras.
Em decorrência do aumento do número de casos de coronavírus, o complexo cultural recomenda que os seus visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara.
Serviço
Abertura da exposição “Habitantes”, de Celso Oliveira
Quando: 14 de dezembro de 2022 (quarta-feira), às 18h
Onde: Salas 1 e 2 do Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE)
Funcionamento: a mostra segue em cartaz até 12/03/2023, com visitações de terça a sexta, das 9h às 18h (com entrada somente até as 17h30) e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h (acesso até 17h30)
Agendamentos de grupos podem ser feitos pelo número (85) 3488-8621 ou pelo e-mail agendamentosmuseus.cdmac@idm.org.br