Museu da Imagem e do Som do Ceará inaugura instalação imersiva sobre aves

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) apresenta, a partir do dia 13 de janeiro, a instalação imersiva “Aves do Ceará”. A mostra, que tem entrada gratuita, conta com a participação de 29 espécies de aves do Estado, incluindo fósseis, e utiliza animações em 2D e 3D para celebrar a beleza dos animais e chamar a atenção do público para a conservação dos biomas das espécies e a proteção a elas.

A produção da instalação é assinada pela dupla de new media art VJ Suave, formada por Ceci Soloaga e Ygor Marotta. Os artistas, que utilizam ferramentas tecnológicas para a produção do material, criaram artes visuais com desenhos feitos a mão a partir de uma observação do lugar que será projetado.

A narrativa da instalação começa com a apresentação da Kaririavis mater, uma espécie de ave que habitou o Ceará durante o período Cretáceo. A partir daí, o público é convidado a fazer uma viagem pela história da fauna cearense, passando por espécies contemporâneas emblemáticas, como o Soldadinho do Araripe, o Periquito Cara Suja e o Carcará.

Cada elemento da instalação foi cuidadosamente curado para ilustrar a intrincada relação entre humanidade e meio ambiente. A mostra é uma ode visual e sensorial que procura despertar a consciência sobre a importância da preservação ambiental.

“Além de ser uma celebração da beleza natural, a exposição é um convite à reflexão e ação”, afirma Silas de Paula, diretor do MIS. “Ela destaca o papel crucial do Ceará como um dos depósitos paleontológicos mais ricos do mundo e um santuário de biodiversidade. Esta mostra, portanto, transcende a mera contemplação estética; ela se transforma em um ponto de partida para o diálogo, a educação e a conscientização”.

A abertura é marcada por uma apresentação, às 18h, do Grupo Uirapuru Orquestra de Barro. Criado por Técio Araripe, o grupo é uma orquestra feita com instrumentos de barro e composta por jovens da comunidade Povoado de Moita Redonda, da cidade de Cascavel.

Grupo Uirapuru Orquestra De Barro
Grupo Uirapuru Orquestra de Barro. (Foto: Divulgação)

A instalação Aves do Ceará ficará aberta ao público na sala imersiva do MIS, de quarta a domingo, das 14h às 20h. A entrada é gratuita.

Serviço

Inauguração da instalação Aves do Ceará
Data: Sábado, 13 de janeiro, às 18 horas
Local: Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS). Av. Barão de Studart, 410 – Meireles
Visitação: De quarta a domingo, das 14h às 20h
Entrada gratuita.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES