O Museu da Imagem e do Som do Ceará recebe no domingo de carnaval (2) dois shows dentro da programação do 26º Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga. Cristovão Bastos, Adelson Viana e Cainã Cavalcante se apresentam juntos às 17h. Logo em seguida, às 18h, é a vez de Yudith Rojas (Cuba) e Niccole Meza (Venezuela). Ambos os shows acontecem na praça e toda a programação é gratuita. Já as exposições estarão fechadas durante todo o carnaval. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Espetáculo “Afinidades”
O espetáculo “Afinidades”, um dos destaques do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga 2025, reúne três renomados músicos brasileiros: o pianista Cristóvão Bastos, o acordeonista Adelson Viana e o violonista Cainã Cavalcante. O projeto celebra a música brasileira, unindo choro, samba, jazz, frevo e obras autorais dos artistas, com improvisação e sensibilidade musical. O nome “Afinidades” reflete a conexão artística e pessoal entre os músicos, que, apesar de trajetórias distintas, compartilham paixão pelo virtuosismo e pela musicalidade atemporal.
O repertório inclui composições autorais e releituras de clássicos, como “Todo Sentimento” e “Tua Cantiga” (de Cristóvão), ganhando novos arranjos ao lado das obras de Adelson e Cainã. O espetáculo promove um diálogo inédito entre piano, acordeon e violão, com fluidez, improviso e celebração da riqueza da música brasileira.
Um dos grandes nomes do piano brasileiro, Cristóvão Bastos é reconhecido por sua contribuição ao choro, ao samba e à música instrumental como um todo. Compositor de sucessos imortais e parceiro de mestres como Chico Buarque e Paulinho da Viola, ele imprime em sua performance delicadeza e maestria técnica, encantando pela profundidade emocional de suas interpretações.
O cearense Adelson Viana é referência no universo do acordeon, tanto na música tradicional quanto nos gêneros mais universais. Dono de um toque inconfundível e um repertório que transita entre o forró, o jazz e a música instrumental brasileira, Adelson agrega ao projeto um senso de autenticidade e lirismo.
Um dos violonistas mais brilhantes de sua geração, Cainã Cavalcante destaca-se pela modernidade que imprime no violão. Artista premiado, com ampla atuação dentro da música brasileira sempre dialogando com a música do mundo, ele traz frescor ao espetáculo, mostrando o poder da música brasileira como expressão contemporânea.
Encontro Cuba – Venezuela – Brasil
Um encontro inédito de duas talentosas jovens instrumentistas de jazz da América Latina, Yudith Rojas (Cuba) e Niccole Meza (Venezuela), com músicos brasileiros. Será um show onde sons caribenhos e ritmos latino-americanos se entrelaçam com a musicalidade brasileira.
Tradição e inovação no “Encontro Cuba-Venezuela-Brasil”, um show pulsante de diversidade latina, onde a música cubana, brasileira, latin jazz, bossa, salsa, samba e danzón irão reafirmar a importância da conexão e da troca cultural entre os países da América Latina.
Yudith Rojas (trombone) e Niccole Meza (trompete) se apresentam ao lado de Raphael dos Santos (violão), Miguel Dias (baixo), Jéssica Zarpey (percussão) e Lourenço Vasconcelos (bateria).
Nascida em Havana no ano 2000, Yudith Rojas estudou trombone clássico, piano, composição e improvisação de jazz. Já se apresentou com grandes grupos cubanos e internacionais, compartilhando palcos com músicos de prestígio como Trombone Shorty, Bill Evans, Joaquín Betancourt, Carlos Rivera e Mon Laferte, ganhando reconhecimento por sua versatilidade como trombonista e cantora. Madison Square Garden em Nova Iorque, Olympia em Paris, Kia Forum em Los Angeles, Auditório Nacional na Cidade do México e Kaseya Center em Miami foram alguns dos grandes palcos que já ocupou com suas apresentações, consolidando sua reputação tanto no jazz quanto na música afro-cubana.
Niccole Meza é uma trompetista venezuelana de apenas 17 anos, já considerada uma artista extraordinária por notáveis figuras do jazz. Residente na República Dominicana há seis anos, ela se destacou em uma participação improvisada no concerto “Jazz Monday” do percussionista Cuin Curiel. Nessa ocasião, conheceu o maestro Rafelito Mirabal, que se tornou seu mentor. O talento de Niccole começou a florescer em sua terra natal, Barquisimeto, onde recebeu formação no Conservatório de Música Vicente Emilio Sojo e no Sistema Orquestral. Ela reconhece a influência de grandes trompetistas, como Arturo Sandoval, que lhe presenteou com o instrumento que ela tanto estima. Em 2023, Niccole alcançou uma conquista significativa ao obter uma bolsa de estudos para o prestigioso Berklee College of Music Boston, nos EUA. Esta oportunidade surgiu após sua participação no evento Workshops Berklee no Conservatório de Música de Santo Domingo. A bolsa foi patrocinada pelos renomados músicos dominicanos Michel Camilo e Juan Luis Guerra.
Funcionamento do MIS no carnaval
As exposições do MIS estarão fechadas durante todo o carnaval. O espaço reabre na quarta-feira (5), a partir das 13h.
Serviço
26º Festival de Jazz & Blues
Data: 2 de março (domingo)
Horário: Espetáculo “Afinidades”, com Cristovão Bastos, Adelson Viana e Cainã Cavalcante às 17h; Encontro Cuba – Venezuela – Brasil, com Yudith Rojas (Cuba) e Niccole Meza (Venezuela) às 18h
Local: Praça do MIS. Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada gratuita.
Informações pelo Instagram @mis_ceara.