Músicas de Djavan, Gal Costa, Maria Bethânia e Roberto Carlos desaparecem do Spotify

Neste domingo (28), vários fãs de MPB mobilizaram a rede social X, antigo Twitter, evidenciando o sumiço abrupto de faixas de artistas brasileiros Djavan, Gal Costa, Maria Bethânia e Roberto Carlos da plataforma de música Spotify. Mas o fenômeno não aconteceu apenas a artistas brasileiros: até bandas internacionais sumiram do streaming.

No caso específico de Djavan, álbuns como “Djavan” de 1978 e 1989, “Meu lado” de 1986, “Puzzle Of Hearts” de 1990 e “Rua Dos Amores” de 2012 aparecem fragmentados, com apenas algumas músicas disponíveis. Hits atemporais como “Oceano,” “Sina,” e “Asa” agora figuram como indisponíveis.

Maria Bethânia teve suas gravações ao vivo, como “Pra Rua Me Levar” e “Você Não Sabe,” retiradas da plataforma. Já a página de Gal Costa viu faixas como “Tenda” e “Açaí” desaparecerem. A situação se estende a álbuns mais recentes, como “A Pele do Futuro” de Gal Costa, com “Azul” e “As Curvas da Estrada de Santos”. A perda se estendeu até mesmo aos sucessos do Rei Roberto Carlos, com a maioria das faixas dos álbuns das décadas de 1980 e 1990 fora do alcance dos usuários do Spotify.

A ausência também atingiu artistas internacionais, com Plastic Ono, banda de John Lennon e sua esposa, Yoko Ono. Curiosamente, os discos afetados são distribuídos pela Sony Music e CBS, mas permanecem presentes em outras plataformas como Amazon Music e Deezer.

À Folha de S.Paulo, o Spotify informou que está apurando o que pode ter acontecido. A assessoria da Sony Music afirmou que também está investigando, prometendo esclarecer se o problema envolve a gravadora e não apenas a plataforma.

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES