Na manhã desta quarta-feira (20), o cantor Luiz Antônio Feliciano Marcondes, mais conhecido como Neguinho da Beija-Flor, anunciou sua aposentadoria, encerrando uma carreira brilhante que se estendeu por cinco décadas à frente da renomada escola de samba. Com 75 anos, o sambista revelou que o carnaval de 2025 será seu último como puxador da Beija-Flor.
Neguinho fez sua estreia como puxador no bloco Leão de Iguaçu em 1970. Em 1975, ele se juntou à Beija-Flor, adotando o nome da escola em sua trajetória artística. Durante seu tempo à frente da agremiação, ele conquistou impressionantes 14 títulos, sendo o último em 2018. Sua contribuição ao carnaval foi reconhecida com seis prêmios: Troféu Tamborim de Ouro e Estandartes de Ouro.
Neguinho é amplamente lembrado por seu famoso bordão “Olha a Beija-Flor aí, gente!”, que se tornou um verdadeiro grito de guerra do carnaval carioca. Além de sua atuação na Beija-Flor, ele também possui uma vasta discografia com 27 álbuns lançados e teve sua vida celebrada em quatro enredos diferentes: pela Unidos de Manguinhos em 1991, pela Independentes de Cordovil em 1992, e pelas escolas Leão de Nova Iguaçu e Juventude Imperial em 2010.