Obra que faz parte da requalificação da avenida Beira-Mar, em Fortaleza, a requalificação da Feirinha de Artesanato vai custar R$ 9,13 milhões e será feita pela Edcon Comércio e Construções Ltda. O valor é 10,53% menor do que o previsto inicialmente no edital de licitação (R$ 10,20 milhões).
A empresa foi vencedora da licitação do tipo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que teve à frente a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). A escolha foi feita considerando o menor preço unitário oferecido, por empreitada. A obra deverá ser concluída em cinco meses, prazo contado a partir do recebimento da ordem de serviço. O contrato entre a Edcon e a Prefeitura de Fortaleza, porém, terá validade de oito meses.
Financiamento
A obra será paga com recursos financiamento do Programa Aldeia da Praia – Fortaleza Cidade com Futuro, cujo órgão financiador é o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O projeto será composto por 730 boxes metálicos, de 1,95m x 1,80m, com área de 3,50 m e infraestrutura elétrica.
As unidades serão distribuídas em 3 grandes concentrações de pavilhões, com as seguintes características: 1ª concentração: formada por 17 pavilhões de 12 a 14 boxes cada; 2ª concentração: formada por 18 pavilhões de 12 a 14 boxes cada; e 3ª concentração: formadas por 18 pavilhões de 12 a 14 boxes cada.
Cartão-postal
A Feirinha de Artesanato da avenida Beira-Mar existe há cerca de 28 anos. Cartão-postal da cidade, é um dos principais pontos turísticos, conhecido pela venda de produtos artesanais e regionais conhecidos nacionalmente. “Ao longo do seu período de funcionamento, a feira tem passado por transformações e reestruturações impostas pela administração municipal e pelos órgãos reguladores, tudo com a finalidade de reordenamento urbano e melhorias no atendimento ao principal público-alvo que são os turistas”, diz a Prefeitura. (por Redação O Otimista)