Dona de Mim, nova novela das 19h, estreia nesta segunda-feira (28), na TV Globo, trazendo grandes nomes, como Tony Ramos, Cláudia Abreu e Camila Pitanga, além de marcar a estreia de Clara Moneke como protagonista
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Nos dias de hoje, a receita para uma novela fazer sucesso na TV aberta é cada vez mais incerta e cheia de variáveis. Apesar disso, Claudia Souto conseguiu tal feito com Volta por Cima, trama das 19h, que exibiu o último capítulo neste fim de semana, na TV Globo, com uma reta final empolgante e uma audiência em crescimento, feito que pouco se via na referida faixa da programação. Para a sorte da emissora e do público cativo do horário, Claudia passa o bastão para Rosane Svartman, nome que já se tornou conhecido por levantar justamente a grade das 19h em momentos de baixa adesão. Agora, autora dona de sucessos como Totalmente Demais (2015), Bom Sucesso (2019) e Vai na Fé (2024), pode fazer crescer ainda mais o número de espectadores, com a estreia de Dona de Mim, que começa a ser exibida hoje (28), na Vênus Platinada.
O espectador será convidado a adentrar na vida de Leona, interpretada por Clara Moneke, que tem a vida transformada pela relação com Sofia (Elis Cabral), uma menina de sete anos de quem passa a ser babá. Sofia, por sua vez, é uma criança que perdeu a mãe ainda bebê e cresceu se sentindo sozinha na casa da família de seu pai, Abel Boaz (Tony Ramos). Após não se dar bem com nenhuma das cuidadoras contratadas, Sofia descobre em Leona, também chamada de Leo, uma pessoa para se inspirar e, mais importante, alguém para confiar.
Do outro lado, Leona também será profundamente transformada pelo contato com a menina que está sob seus cuidados. Isto porque, a babá acabou perdendo um filho no último trimestre da gravidez, fruto do relacionamento com Marlon (Humberto Morais) -trauma que ela nunca conseguiu superar. Para completar, a bebê também se chamaria Sofia.
Em paralelo, a presença de Leona e Sofia vai movimentar a casa dos Boaz, comandada por Abel, personagem do veterano Tony Ramos. Ele teve três filhos em seu primeiro casamento: Samuel (Juan Paiva), o mais responsável; Davi (Rafa Vitti), um bon-vivant; e Ayla (Bel Lima), ingênua e a mais protetora entre os irmãos.
Já viúvo, Abel conheceu Filipa (Cláudia Abreu), e eles se apaixonaram num rompante. O encantamento pelas artes conectou os dois amantes, e tudo se encaminhou muito rápido. Filipa é uma mulher com o humor instável e tem momentos que oscilam entre a euforia e a tristeza profunda. Ela tem uma filha, fruto do seu primeiro casamento, uma adolescente que não compreende as questões de sua mãe. Nina (Flora Camolese), quando cresce, passa a morar com a avó, Isabela (Sylvia Bandeira), em Lisboa, Portugal. A distância entre elas e o sentimento de ter falhado no seu papel materno, somadas à frustração de não ter seguido a carreira artística que sempre sonhou, são partes da vida com que a esposa de Abel ainda não consegue lidar. Completa o dilema da personagem de Cláudia o fato de Abel não contar sobre a origem de Sófia, na qual ela acredita que foi fruto de uma traição dele. Mas, na verdade, o esposo cuida da menina para pagar uma promessa feita para a mãe dela, Ellen (Camila Pitanga), que estava prestes a morrer vitimada por um câncer.
É entre personagens femininas marcantes, dilemas familiares e muita fé no amanhã que se constrói a base de Dona de Mim. Para dar vida ao seu texto fluído, Rosane e a produção do folhetim convocaram um time de peso, que conta com veteranos, novas apostas e muitas estrelas, incluindo Giovanna Lancellotti, Suely Franco, Marcello Novaes, Aline Borges, Marcos Pasquim, Felipe Simas, Giovana Coreiro, Cyda Moreno, Ernani Moraes e L7nnon, além dos nomes já mencionados.
Sem dúvidas, uma das grandes ansiedades é pela volta de Cláudia Abreu às novelas. O último trabalho da atriz foi em A Lei do Amor (2016). Por outro lado, Clara Moneke vive a primeira protagonista da carreira e repete parceria com a autora, após ter sido revelada em Vai na Fé.
Agora, resta saber se Rosane Svartman conseguirá repetir o feito das novelas anteriores, que se tornaram verdadeiros clássicos recentes das novelas. As cenas dos próximos capítulos irão dizer.
serviço
Dona de Mim
Nova novela da TV Globo estreia hoje (28), na faixa das 19h