Obras da exposição Amigos em Ação vão a leilão filantrópico neste sábado

A 21ª edição do Leilão Filantrópico de Obras de Arte Amigos em Ação ocorre neste sábado (14), no Hotel Gran Marquise, com valor arrecado destinado a entidades beneficentes. Dono da obra tema deste ano, Natividad, Stênio Burgos fala sobre a participação na iniciativa e o poder transformador da arte na sociedade

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br

Marcando o término da Campanha Amigos em Ação 2024, a Alessandro Belchior Imóveis realiza, neste sábado, a 21ª edição do tradicional Leilão Filantrópico de Obras de Arte Amigos em Ação, no Hotel Gran Marquise, sob a condução da leiloeira Geórgia Castelo, da Montenegro Leilões. Em evento exclusivo para convidados, e duas camisas autografadas dos times Ceará e Fortaleza. Além disso, o almoço de encerramento contará com a apresentação do cantor Marcos Lessa.

Neste ano, o leilão contará com grandes lotes, entre eles a obra-tema, a tela Natividad, do artista plástico cearense Stênio Burgos, e de outras obras como pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, colagens e esculturas de mais 70 artistas plásticos e fotógrafos renomados do cenário local e de projeção nacional, que integram a nova geração das artes cearenses.

1412tr2202_5c_Easy Resize.com
A obra Natividad, de Stênio Burgos, é tema da edição deste ano do evento

Não houve hesitação em integrar a iniciativa, conforme afirma Stênio em entrevista. Ao ser convidado, logo buscou uma obra que pudesse fazer referência à campanha solidária realizada pelo projeto. “O tema de Natividad, como o próprio título diz, tem tudo a ver com a campanha natalina e minha expectativa é poder contribuir com a minha arte para que as pessoas possam ter acesso a um Natal mais confortável do que suas condições socioeconômicas permitiram”, afirma o artista.

Stenio tem espaços privilegiados para a fruição de seu fazer artístico. Um exemplo é a vista do atelier que tem em Barcelona. “Me divido entre o Ceará e Barcelona, onde também desenvolvo meu ofício de pintor. Como minhas condições espaciais na Catalunha não me permitem trabalhar em grandes formatos, tento fazer isso quando volto ao meu querido atelier de Amontada, com a infinita matéria acumulada nas minhas temporadas além-mar. Em Barcelona, vejo a infame obra da Sagrada Família ao longe e, consequentemente, o que resta da Fachada da Natividad, Antoni Gaudí, e resolvi fazer uma louvação a esse grande arquiteto”, detalha Stênio Burgos.

Para além da apreciação das obras, Stênio espera que as peças levem consigo “esperança e o entendimento” de que todos os ofícios podem ser agentes de transformação social. “O impacto da Arte numa campanha desse porte pode ser infinito, no sentido de mexer com o imaterial e o material da sociedade.

Além de Stênio Burgos, autor da obra-tema, o leilão contará com artistas como: Mino Castelo Branco, Mano Alencar, Vando Figueirêdo, Totonho Laprovítera, Ascal, Sergei de Castro, Edmar Gonçalves, Edismar Arruda, Gerson Ipirajá, Dias Brasil, Fco. Bandeira, Tarciso Viriato, J. Pinheiro, entre outros. Os fotógrafos Léo Henriques, Juan Guerra e Beatriz Boblitz também participam.

Solidariedade

1412tr2201_5c_Easy Resize.com
(Foto: Divulgação)

O leilão tem o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção das ações sociais do programa Amigos em Ação, que beneficia entidades filantrópicas desde 1992. Entre outras ações, o movimento apoia, desde 2004, o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania que atende crianças e adolescentes das Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, no distrito de Tapera, em Aquiraz, que criou, há 19 anos, a Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, composta por cerca de 50 jovens instrumentistas com idades entre vinte e vinte e cinco anos.

Durante a exposição das obras de arte, foram arrecadados donativos para entidades do terceiro setor como Lar Torres de Melo, Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, Lar Amigos de Jesus, Obra Lúmen de Evangelização, Instituto Povo do Mar e Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Cascavel.

Ao longo de 33 anos, o projeto Amigos em Ação beneficiou mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes com cerca de 700 toneladas de alimentos não perecíveis. Para este ano, a expectativa dos organizadores é superar a meta de 40 toneladas arrecadadas.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES