Oscar 2024: Saiba quais filmes indicados são inspirados em obras literárias

A corrida pelo Oscar 2024 revelou que a convergência entre cinema e literatura tem muito potencial para ganhar estatuetas. Três filmes adaptados de obras literárias estão na liderança das indicações: “Oppenheimer” de Christopher Nolan, “Poor Things” de Yorgos Lanthimos e “Assassinos da Lua das Flores” de Martin Scorsese. Além desses, “A Sociedade da Neve”, de Juan Antonio Bayona, também é adaptado de um livro.

Conheça as obras e o enredo de seus respectivos longas:

Oppenheimer

O filme de Christopher Nolan se baseia no livro “Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin, lançado em 2005 e agraciado com o prêmio Pulitzer de melhor biografia em 2006. O livro, lançado pela editora Intrínseca no Brasil, é considerado a primeira biografia de J. Robert Oppenheimer (1906-1967), o homem que inventou a bomba atômica, tido como brilhante e carismático. Construída após numerosas pesquisas, entrevistas, registros e cartas encontradas em arquivos dos Estados Unidos e do FBI, a biografia narra a vida de Oppenheimer em detalhes, de sua infância até o ápice de sua carreira como físico, incluindo sua mudança de posição em relação às armas nucleares.

4902778_3fbc244043b9612
Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano. (Foto: Reprodução)

Assassinos da Lua das Flores

David Grann se voltou para um caso trágico do início do século XX que até então tinha pouca repercussão: o assassinato de indígenas na década de 1920, em Oklahoma. Em “Assassinos da Lua das Flores – Petróleo, morte e a origem do FBI”, lançado no Brasil em 2018 pela Companhia das Letras, o jornalista conta o plano de William King Hale para se aproximar e matar os integrantes da tribo Osage, que haviam enriquecido por conta da descoberta de petróleo nas terras onde viviam.

4902776_46eadf4d611777e
Assassinos da Lua das Flores – Petróleo, morte e a origem do FBI. (Foto: Reprodução)

Poor Things

Escrito por Alasdair Gray e publicado nos Estados Unidos em 1992 pela editora Bloomsbury, o livro ainda não tem tradução para o português. O enredo recria a fórmula de Frankestein para contar a história da jovem Bella Baxter. Ao encontrar o corpo da moça que havia morrido afogada, o cientista Godwin Baxter troca o cérebro da mulher pelo de um feto para lhe servir de companhia sexual. O livro ganhou os prêmios Whitbread Novel Award e Guardian Fiction Prize.

81LQzXuFWHL._AC_UF1000,1000_QL80_
Poor Things. (Foto: Reprodução)

A Sociedade da Neve

Um acidente de avião nos Andes entrou para a história da aviação como uma das maiores e mais escabrosas tragédias, que rendeu diversos filmes, livros e séries. Em 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia caiu na Cordilheira dos Andes com 45 pessoas a bordo. Após mais de 70 dias nas montanhas geladas, apenas 16 pessoas sobreviveram. Para aguentar as condições inóspitas, comeram inclusive carne humana daqueles que haviam morrido. O livro “A Sociedade da Neve”, de Pablo Vierci, foi publicado em 2008, com publicação brasileira pela Companhia das Letras.

4902792_1f871049b73e9ec
A Sociedade da Neve. (Foto: Reprodução)
RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES