Após o histórico Oscar conquistado por Ainda Estou Aqui, primeiro filme brasileiro a vencer na categoria de Melhor Filme Internacional, o cinema nacional já tem um novo destaque: Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro. O longa, dirigido por Andrucha Waddington, tem se destacado nas bilheteiras nas últimas semanas e está sendo cotado para representar o Brasil na próxima edição do Oscar.
A produção da Conspiração Filmes em parceria com o Globoplay é baseada na história real de Joana da Paz, uma idosa que, após filmar e denunciar a ação de traficantes no Rio de Janeiro, precisou mudar de identidade e residência ao entrar no programa de proteção a testemunhas. A atuação marcante de Fernanda Montenegro tem sido amplamente elogiada pela crítica e pelo público.
Vitória conta com distribuição da Sony Pictures, em um acordo com a Globo, o que amplia suas chances em premiações internacionais. “A parceria com a Sony Pictures foi um novo paradigma, porque eles têm um conhecimento profundo do mercado internacional. Distribuição é chave”, afirmou Manuel Belmar, CFO e diretor de produtos digitais da Globo, em entrevista a jornalistas no último dia 9 de abril.
Os filmes selecionados para a categoria de Melhor Filme Internacional na premiação da Academia Brasileira de Cinema devem ser conhecidos em setembro. A entrega da estatueta acontece, geralmente, no mês de março, em Los Angeles.