O RioMar Kennedy será palco de um evento especial que une estilo, criatividade, empregabilidade e diversidade. Trata-se do Desfile Moda TransForma, que apresentará ao público looks autorais desenvolvidos por um grupo de estilistas da Casa de Andaluzia, associação que promove o apoio e a capacitação da comunidade LGBTI+. O evento será no dia 1º de outubro, às 19h, na Praça de Eventos, Piso L3, com acesso aberto ao público.
A ação contará com desfile dos looks, venda de produtos desenvolvidos pela Casa Andaluzia, lojas LGBT e Utopia e performances artísticas. No evento, 20 alunas da Casa de Andaluzia irão desfilar peças confeccionadas por elas próprias. Além disso, o Coletivo Transcende do Instituto JCPM terá uma participação especial com cinco jovens trans que desfilarão com as peças também. Apresentação do DJ Viúva Negra e performance com a Mulher Barbada são também destaque da programação.
A iniciativa está sendo realizada pela Casa de Andaluzia em parceria com RioMar Kennedy, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), por meio do Coletivo Transcende e o Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+. As modelos, também pessoas trans, não apenas desfilarão os looks, mas também destacarão o papel da moda como uma ferramenta poderosa para promover dignidade e gerar oportunidades de empreendedorismo.
Amanda Agnes é ex-aluna da Casa de Andaluzia e, atualmente, faz parte da instituição e será a apresentadora do desfile, ao lado da Mulher Barbada. E foi justamente na Casa de Andaluzia que ela encontrou acolhimento, proteção e dignidade. “Minha vida toda eu vivi na escuridão, jamais imaginei estar em cima de um palco, ter uma profissão e estar presente em um evento como esse no RioMar Kennedy. Para mim tudo isso parecia irreal, mas a Casa de Andaluzia me possibilita isso. Estar aqui me devolveu esse direito de sonhar e de realizar. Posso dizer que a moda salva! Os cursos realizados pela instituição salvam pessoas trans e colocam luz naquilo que muitos setores da sociedade tanto insistem em segregar e esconder”, reforça.
O evento visa ainda chamar a atenção para a importância de iniciativas de empregabilidade que transformam vidas de pessoas LGBTI+. “Esse evento reflete nosso compromisso em apoiar a diversidade e criar oportunidades para talentos que merecem visibilidade, reafirmando nossa missão de inclusão e oferecendo espaço para a igualdade de oportunidades”, ressalta Edgard Cruz, coordenador de projetos sociais do IJCPM em Fortaleza.
Oportunidade e Transformação
Temas como diversidade e empregabilidade estão no cerne do IJCPM, especialmente diante de dados alarmantes sobre a necessidade de inclusão e proteção de pessoas trans no Brasil. O Dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) registrou 145 homicídios motivados por transfobia em 2023. O Ceará ocupa o terceiro lugar nesse triste ranking, com 12 assassinatos, atrás de São Paulo (19) e Rio de Janeiro (16). Outro relatório, da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), aponta 354 casos de homofobia ou transfobia denunciados no Ceará no ano passado.
Fundado em 2023 pelo IJCPM, o Coletivo Transcende tem como objetivo criar uma rede de apoio que inclui capacitação profissional, visando à inclusão e proteção de pessoas trans, oferecendo oportunidades de emprego e renda. Com parcerias como a Secretaria de Diversidade do Ceará, Centro de Referência Thina Rodrigues, Ministério Público e Senac, o Coletivo busca retirar essas pessoas da vulnerabilidade social e combater a marginalização que as expõe à violência. O coletivo também promove a cultura de Diversidade e Inclusão junto aos lojistas do shopping, incentivando a contratação de pessoas trans.
“Incluir pessoas trans no mercado de trabalho traz benefícios para todos: ao valorizar a diversidade, as empresas se tornam mais inovadoras e criativas. Já o empoderamento econômico de jovens trans reforça o potencial deste grupo para contribuir com a economia do país”, conclui o coordenador do IJCPM.
SERVIÇO
Desfile Moda TransForma no RioMar Kennedy
Local: Praça de Alimentação, Piso L3 – Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy
Dia: 1º de outubro – terça
Horário: 19h
Aberto ao público