Quadro de Stênio Burgos é reproduzido em azulejos no Edifício Excelsior

Um painel com 1700 azulejos vitrificados, produzido a partir da fotografia de uma tela a óleo do pintor Steêio Burgos, está marcando a esquina do Edifício Excelsior, um dos quarteirões mais destacados de Fortaleza. O endereço fica na esquina da Ana Bilhar com a Joaquim Nabuco, onde foi demolido o Ed. Versailles, acidentado em 2015. São 20 metros de extensão, com imagem em alta definição.

A iniciativa é da Reata Arquitetura & Engenharia, na pessoa do arquiteto Jayme Leitão. O objetivo é oferecer aos transeuntes uma referência artística permanente em espaço público. A partir da fotografia digitalizada do quadro original, pertencente ao acervo da empresa, os azulejos foram produzidos sob medida pela Cerâmica Gabriella, em Criciúma, Santa Catarina. O painel foi descerrado no dia 5 de fevereiro pelo colecionador Igor Queiroz Barroso, com a presença do artista no local.

Stênio nasceu em Crateús em 1954, e já teve obras expostas na CasaCor, em Fortaleza, no Espaço Cultural do Banco Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e em diversas outras exposições. Suas obras exploram as semelhanças entre o Barroco e o sertão brasileiro, unindo sensibilidade e técnica a um caldeirão de influências. No fim do ano passado, teve a exposição “Barroco Sertanejo” exibida na Caixa Cultural de São Paulo, Salvador, Recife e Fortaleza, patrocinada pelo Instituto Myra Eliane, com grande sucesso de crítica.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES