O fruto é a grande estrela da Páscoa 2024 e chegou para ficar no catálogo das docerias de Fortaleza. Saiba mais sobre a “mania gastronômica” do momento e confira dicas de locais para saborear a iguaria
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Seja em versões de ovos gigantes, que chegam a custar mais de R$ 3 mil, ou nos formatos tradicionais, a Páscoa deste ano ganhou um protagonista inusitado: o pistache. A presença inesperada se dá porque o sabor do fruto não é dos mais comuns, mas ele parece ter caído mesmo no gosto dos cearenses. Prova disso é que a maioria das confeitarias ou empreendimentos do gênero apostam em uma ou mais versões com a iguaria presente nos catálogos para a data que é celebrada neste domingo (31).
Ele é considerado um tipo de noz que vem da Pistacia Vera, planta originária do Oriente Médio. Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o fruto já acompanha o homem há séculos e foi usado até como remédio e acreditava-se que ele tinha propriedades afrodisíacas.
No Brasil, o pistache ganhou fama a partir das sobremesas, especialmente em sorveterias e gelaterias, passando a ser visto com maior frequência a partir do ano passado – sendo impulsionado principalmente pelos reviews de influenciadores nas redes sociais. No Ceará não foi diferente, mas o território demarcado por ele a partir deste ano, especialmente com a Páscoa, é muito mais significativo. Quem traça este caminho é Mila Ary, CEO da Empório Brownie.
“As tendências costumam vir de fora e nós observamos o que acontece lá no Exterior, o que vem para São Paulo e que, logo em seguida, chega aqui em Fortaleza. A gente percebeu que já vinha muito forte no ano passado e agora chega aqui para se consolidar de uma maneira surpreendente”, comenta Mila, que confessa até ter sido resistente a respeito de colocar preparos à base de pistache na vitrine de Páscoa da empresa comandada por ela. “Não achava que nem 20% da população fosse se agradar do sabor, mas estamos tendo uma aceitação bastante forte”, evidencia. Além de não ter um sabor tão comum quanto o chocolate, por exemplo, o preço do pistache também pode causar espanto. O quilo pode custar até R$ 250 no Brasil.
Para não ficar de fora da febre, a Empório Brownie apostou em um bolo de creme de leite com brigadeiro de pistache e também em uma nova versão do ovo de Páscoa, que leva na composição uma casca de chocolate branco, castanhas caramelizadas e brigadeiro de pistache no recheio. Segundo ela, que não é muito chegado ao fruto, mas quer experimentar, a dica é prová-lo acompanhado de outros sabores e texturas. “O pistache combina muito com sabores mais neutros, como bolos ou o próprio caso do chocolate branco, que traz uma textura maravilhosa”, indica Mila Ary.
mais
ONDE MAIS ENCONTRAR OVOS
DE PISTACHE EM FORTALEZA:
– Na Maria Brownie os apaixonados por doces podem encontrar ovos com cascas de brownie ou blondie, que são recheados com brigadeiro de pistache e finalizados com um crocante à base do mesmo ingrediente. (Mais: @amomariabrownie no Instagram)
– A Brigaderia 85 traz o ovo de chocolate branco coberto com chocolate com pistache e crock e recheio de creme de pistache (Mais: @brigaderia85 no Instagram)
– Na Dolce Divino, os amantes da iguaria encontram o Ovo Pistacchio, que traz uma casca de chocolate ao leite trufado com chocolate branco e grãos de pistache, recheado com o creme de pistache da casa. (Mais: @dolce.divino mo Instagram)