Foi lançado nesta quinta-feir (4) o spin-off de ‘Bridgerton’ chamado ‘Rainha Charlotte’, que irá explorar mais a fundo este personagem histórico da série. ‘Bridgerton’ é uma popular série de romance da Netflix que se passa no século 19 e acompanha a vida de famílias nobres de Londres, sendo baseada nos livros ‘Os Bridgertons’, da autora britânica Julia Quinn. A série tem personagens fictícios, mas também inclui dois personagens baseados em figuras históricas: a rainha Charlotte e o rei George III.
A rainha Charlotte, interpretada por India Amarteifio na série original, ganhou uma minissérie spin-off, que chegou à plataforma de streaming nesta quinta-feira. A produção explora a juventude da rainha, com sua nova intérprete sendo a atriz Golda Rosheuvel, e aprofunda diversos aspectos de sua vida, incluindo seu casamento com o rei George III.
Fatos reais
Até agora, nas duas temporadas de Bridgerton, George III aparece confuso e sem saber onde está ou em qual época vive. Na série, frequentemente se discute a doença misteriosa que o aflige, que na vida real o impediu de reinar em alguns períodos e levou Charlotte a assumir o papel de rainha regente. No entanto, nem na ficção nem na história se explica adequadamente a causa dos sintomas apresentados pelo monarca.
Uma teoria tradicional é que ele sofria de porfiria, uma doença rara que causa sintomas psiquiátricos, como ansiedade e alucinações, e efeitos neurológicos, como convulsões. Entretanto, uma teoria mais moderna é que ele tinha transtorno bipolar, com episódios de mania e depressão.
Conforme repercutido pela BBC em 2013 a partir de um estudo da Universidade de Londres, foram cartas escritas por George III sugere que ele poderia ter sido maníaco em alguns momentos, devido a frases excessivamente longas e fala excessiva relatadas por pessoas próximas a ele. Documentos ainda revelam que pessoas próximas ao rei teriam relatado vê-lo falar tanto que espuma começava a sair de sua boca, outra evidência relevante.
Infelizmente, devido à falta de exames modernos, não é possível determinar com certeza o diagnóstico correto.
Confira o trailer da série: