Remake da obra de Benedito Ruy Barbosa, Renascer estreia hoje (22), na TV Globo. Elenco traz nomes como Marcos Palmeira, Juliana Paes, Maria Fernanda Cândido, Antonio Calloni e Rodrigo Simas
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Terra e Paixão (2023) chegou ao fim sem alarde. Entretanto, a faixa mais nobre da TV Globo seguirá ocupada por um enredo rural, com a estreia do remake de Renascer, um dos maiores clássicos da obra de Benedito Ruy Barbosa, exibido originalmente em 1993, que ganha uma nova versão pelas mãos do neto dele, Bruno Luperi. O folhetim chega hoje (22), à telinha, com forte expectativa, uma vez que a emissora almeja alcançar sucesso semelhante à versão recente de Pantanal – também adaptada da obra de Ruy Barbosa por Luperi. Para isso, até o mesmo ator, Marcos Palmeira, foi escalado para dar vida ao protagonista na nova aposta do “Plim Plim”.
Acontece que a narrativa já chega com um ponto que pode não agradar ao público: a semelhança da trama principal com a antecessora no mesmo horário. Isto porque o pai, José Inocêncio, vivido por Palmeira, culpa o filho, João Pedro (Juan Paiva), pela perda de seu grande amor, falecida após dar à luz ao caçula dos quatro filhos do casal. Este foi um dos principais fios condutores da trama de Walcyr Carrasco, nos embates entre Antônio La Selva (Tony Ramos) e Caio (Cauã Reymond).
Contudo, voltemos um pouco no tempo para saber como começa esta história. A trama se inicia nos anos 1990, ambientada na região cacaueira de Ilhéus, no Sul da Bahia. Aos pés de um imponente jequitibá-rei, José Inocêncio, vivido na primeira fase por Humberto Carrão, decide plantar o próprio destino e tornar-se produtor de cacau. Ao ser salvo de uma tocaia por uma viúva de muitas posses, encarnada pela sempre bela Maria Fernanda Cândido, ele começa a fazer fama e prestígio na região, despertando a ira dos fazendeiros locais. Entre a lavoura e as festas típicas do povo, Inocêncio se apaixona por Maria Santa (Duda Santos). Os dois têm quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva).
Com o passar dos anos e a morte da amada, o protagonista aparece na pele de Marcos Palmeira, marcado pelos traumas da vida e pela rudeza tão presente no ambiente rural. Dos quatro herdeiros, apenas o mais novo continuou na fazenda para seguir os passos do pai, embora nunca tenha conseguido ganhar seu respeito. As rusgas entre os dois ganham novas camadas com a chegada de Mariana (Theresa Fonseca), por quem o rapaz se apaixona à primeira vista. Acontece que ela também cai nas graças do fazendeiro, tornando a relação entre pai e filho ainda mais conflituosa. O que ninguém suspeita é do passado da jovem, que esconde ser neta do coronel Belarmino (Antonio Calloni), um dos principais inimigos de Inocêncio na primeira fase da novela. Este culpa o protagonista por ter perdido suas terras e caído em desgraça. Não bastasse isso, os outros três decidem retornar à Fazenda Jequitibá Rei para tentar se reaproximar do pai. Entretanto, levam consigo seus próprios dilemas, traumas e ansiosos.
Cerca de 40 atores compõem o elenco principal de Renascer, incluindo Antonio Calloni, Vladimir Brichta, Juliana Paes, Irandhir Santos, Enrique Diaz, Jackson Antunes, Sophie Charlotte, Almir Sater, Matheus Nachtergaele, que está de volta às novelas mais de uma década depois, Ana Cecília Costa, Fabio Lago, Chico Diaz, Pedro Neschling, Gabriela Medeiros e o rapper Xamã, que fará sua estreia como ator.
Formato diferente
Provando como a Globo aposta em Renascer, o primeiro capítulo da novela terá exibição especial. Excepcionalmente hoje, não haverá exibição da sessão Tela Quente, dando espaço a um capítulo prolongado do remake. A ideia é apresentar a trama sem grandes atropelos, com intuito de fisgar a audiência logo de cara. Será que vai dar certo? As cenas dos próximos capítulos dirão!
Serviço
Renascer
Nova novela das 21h estreia hoje (22), na TV Globo