Renascer: Saiba quais são as 7 mudanças em relação ao roteiro original

Na última segunda-feira (22), o remake da clássica novela “Renascer” estreou na TV Globo, ocupando o espaço deixado por “Terra e Paixão”. Sob a direção de Gustavo Fernandez, conhecido por seu trabalho em “Pantanal” (2022), a produção revelou uma série de mudanças e atualizações em relação à trama original concebida por Benedito Ruy Barbosa em 1993. Com novos personagens, temas contemporâneos e uma abordagem mais longa da primeira fase, o público pode esperar uma experiência renovada e envolvente.

Confira a lista de mudanças, em comparação com a versão original:

1. Primeira fase mais longa

Na produção de 1993, foram apenas cinco capítulos onde Leonardo Vieira interpretou o jovem José Inocêncio, recém chegado na Bahia. Agora, com Humberto Carrão e Duda Santos nos papéis de Inocêncio e Maria Santa, terão 13 capítulos.

2. Cândida e Firmino não existem na versão original

Devido ao pouco tempo que a primeira fase teve no enredo da novela de 1993, alguns personagens eram citados, mas acabavam não fazendo presença na produção. Como a nova versão estende o momento, alguns papéis ganharam espaço. Um deles é o de Cândida, interpretada por Maria Fernanda Cândido, responsável por passar a fazenda para José Inocêncio. O ator Enrique Diaz também dará vida a um novo papel: o do coronel Firmino, pai de Egídio (antigo Teodoro). Na estreia de Renascer, Firmino foi o mediador da venda do cacau. Depois, ele se torna um agiota.

Novo Projeto
Cândida e Firmino. (Foto: Divulgação/TV Globo)

3. Buba é uma mulher trans

Na versão de 1993, Buba era uma personagem feminina que mantinha um segredo ao longo do enredo: o fato de que ela era intersexual, ou seja, uma pessoa que carrega características biológicas de ambos os sexos. Na nova novela, a personagem vai ter mudanças. A principal é que em vez de intersexual, Buba será uma mulher transexual, assim como a atriz que a interpretará, Gabriela Medeiros. Essa será a estreia da artista nas telas da Rede Globo.

Sem Título
Buba. (Foto: Divulgação/TV Globo)

4. “Zinha” no lugar de “Zinho”

Na primeira versão, Zinho, interpretado por Cosme dos Santos, era melhor amigo de João Pedro, filho do protagonista. Os dois foram criados como irmãos, visto que o personagem era funcionário de confiança de José Inocêncio. No remake, Zinho se tornou uma personagem feminina, Zinha, interpretada pela atriz Samantha Jones. A personalidade da personagem continua a mesma.

Joao Pedro Juan Paiva E Zinha Samantha Jones Em Renascer  1024x576
Zinha e João Pedro. (Foto: Divulgação/TV Globo)

5. José Inocêncio mais preocupado com a ecologia

A nova versão de Renascer busca também valorizar o meio ambiente. Antes, no papel de Antônio Fagundes, o protagonista tinha como principal finalidade explorar a terra. Agora, com Marcos Palmeiras, o José Inocêncio utiliza da terra para plantar, mas também a quer desenvolver.

6. De padre a pastor

Renascer Jackson Costa Breno Matta 770x440
Divulgação/TV Globo

O padre, que em 1993 foi interpretado por Jackson Costa, vai ser, na verdade, o pastor Lívio nesta versão, interpretado por Breno da Matta. Com isso, o enredo do personagem também muda, já que o maior dilema do papel era sua paixão por Joaninha, mesmo sendo celibatário. A mudança busca incluir mais uma representatividade religiosa nas telas da Globo, que já traz à trama o catolicismo e religiões de matriz africana.

7. De Teodoro a Egídio 

O vilão conhecido por explorar os funcionários, assediar mulheres e cometer crimes vai mudar de nome. Na primeira novela, ele se chamava Teodoro e foi interpretado por Herson Capri. Agora, o antagonista se chamará Egídio, interpretado por Vladimir Brichta.

Renascer Vladimir Brichta Egidio 2001_fixed_large
Egidio. (Foto: Divulgação/TV Globo)
RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES