Réveillon: aprenda a escolher o espumante perfeito para celebrar o Ano Novo

O Réveillon é a época perfeita para brindar com um bom espumante. A bebida, que é conhecida por suas borbulhas charmosas e seu sabor refrescante, é a escolha ideal para celebrar o fim de um ano e o início de outro. E para quem ainda não comproua bebida certa para este domingo (31), o Tapis Rouge te ajuda a escolher o melhor espumante para celebrar a noite!

O espumante é, antes de tudo, um vinho elaborado por meio de uma segunda fermentação, que ocorre na garrafa ou em tanques de aço inoxidável. Essa fermentação é responsável pela formação das borbulhas.

Existem vários tipos de espumante, que se diferenciam pelo método de produção, pela região de origem e pela quantidade de açúcar.

  • Espumante: Pode ser feito em qualquer lugar e tem vários estilos. Tem o método champenoise, que é todo chique fermentando na garrafa, e o charmat, que acontece em tanques grandes. E para os docinhos, tem o Asti, usado para fazer espumantes Moscatel;
  • Champanhe: Essa é a estrela feita na região de Champagne na França. Só pode ser chamado de “champanhe” se for de lá e feito com três tipos específicos de uva. É conhecido pela qualidade e tradição;
  • Frisante: Esses são mais levinhos, com bolhas mais sutis e duram menos tempo. Não são considerados espumantes por terem um processo de fermentação mais simples, mas são muito usados para fazer drinks.

Na hora de escolher um espumante para o Réveillon, é importante levar em consideração o gosto pessoal e o orçamento. Para quem prefere bebidas mais secas, os espumantes brut ou nature são boas opções. Já para quem gosta de bebidas mais doces, os espumantes Moscatel ou os champanhes são ótimas escolhas.

Mas atenção: há um fator que deve ser levado em consideração: a temperatura da bebida. O ideal é que esteja entre 6 e 8°C para sentir todos os sabores.

Por fim, antes de escolher o seu espumante, pesquise bastante, veja as novidades do mercado e dê uma chance aos pequenos produtores e casas de vinho especializadas, que geralmente possuem sommeliers especializados que vão falar melhor sobre cada garrafa. Cada rótulo tem uma história e pode trazer um sabor único para o brinde de Réveillon.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES