A BELEZA DA CONCISÃO E DA POESIA
“De presente, o agora”. À primeira vista, o título da CASACOR Ceará 2024 soa como um gracioso jogo de palavras. Uma proposta lúdica que joga com a alternância das acepções do substantivo que o inicia. Ora sinalizando para “aquilo que se oferece a alguém como agradecimento ou retribuição”, ora flertando com o “intervalo de tempo localizado entre o passado e o futuro” – no que ganha o reforço cúmplice do advérbio que lhe sucede.
No entanto, o tema, é tão milimetricamente composto que remete, quase que de imediato, a um haicai. Ou melhor, ao que seria uma adaptação, uma releitura contemporânea do tradicional poema japonês. Ainda que não siga a estrutura específica dos haicais (comos a composição em três versos, por exemplo), o título da mostra compartilha da poética oriental clássica a concisão, a objetividade, e a grande carga poética. Ou seja, transcende a questão puramente formal ao insinuar possibilidades múltiplas de conteúdo, de sentido. Daí não ser despropositado imaginar uma correlação entre eles.
Essa linha de raciocínio nos desvela uma conexão insuspeitada entre o fazer arquitetônico e esta forma poética criada no século XVI. Um, tal qual o outro, alia rigor formal e visual à preocupação com a significação e com o estabelecimento de canais de comunicação. Tal leitura encontra ressonância no depoimento que a diretora de Marketing da CASACOR Ceará 2024, Carolina Figueirêdo, concedeu à esta edição especial da revista Tapis Rouge.
“Há mais ou menos quatro anos, a gente traz um tema e é como se ele estivesse evoluindo sempre alguma questão. Agora, a gente fala muito de ancestralidade. É como se o mundo estivesse nos dando de presente o hoje. Quando falamos em futuro, não é algo tão distante. A gente vai agir para as coisas mudarem e melhorarem hoje”, afirma.
Carolina é filha de Neuma Figueirêdo, diretora da CASACOR Ceará desde 1999 e que, pela segunda edição consecutiva, comemora o feito de reunir os três filhos na organização do evento.
Quem também tem muito o que comemorar nesta edição da CASACOR Ceará é o arquiteto Daniel Arruda, um dos mais prestigiados profissionais do segmento, não no só no Ceará, como também pelo Brasil. Em entrevista que o caro leitor encontra nas próximas páginas desta edição, Arruda revela que ambiciona posicionar Fortaleza para o mundo no quesito de grandes obras. Boa leitura!
Adriano Nogueira