Fãs notaram coincidências entre as histórias das roqueiras, apesar de Taylor Jenkins Reid, autora de ‘Daisy Jones and The Six’, nunca ter admitido a inspiração
Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br
Cabelos ruivos, olhos azuis, roupas excêntricas, personalidade disruptiva e atitude rock and roll. Não estamos falando de Rita Lee, mas de Daisy Jones, personagem principal do livro ‘Daisy Jones and The Six’, um dos best sellers da estadunidense Taylor Jenkins Reid.
O livro, que recentemente virou série na Amazon Prime Video, não passou despercebido pelos fãs da maior roqueira do Brasil, que perceberam semelhanças entre a história da vocalista do The Six com a ex-Os Mutantes.
Apesar das semelhanças serem muitas, a autora do livro nunca admitiu a inspiração. Mas os fãs insistem nas coincidências. Confira algumas delas.
“Margarida” e “Jones”
As duas roqueiras tem o mesmo sobrenome. Daisy Jones e Rita Lee Jones de Carvalho. E sim, o “Lee Jones” é o sobrenome real de Rita. Ele foi inventado pelo seu avô, Cícero, após se envolver em uma briga e matar um homem nos Estados Unidos. Ele fugiu para o Brasil em um navio, junto com vários estadunidenses que fugiam da Guerra de Secessão (1861 – 1865). Já Daisy Jones… É apenas Daisy Jones.
Outra semelhança no nome vem do fato de que Rita não se refere à santa católica, e sim a uma abreviação de “margherita” que, em português, significa “margarida”. E adivinhe quem tem o mesmo nome? Daisy, “margarida” em inglês.
Leia Mais: Conheça Nabiyah Be, atriz brasileira que atua na série ‘Daisy Jones & The Six’
Bandas de seis
Na série da Amazon Prime Video, Daisy Jones (Riley Keough) faz parte de um grupo chamado The Six, que é renomeado, com sua chegada, como Daisy Jones and The Six. Ainda na escola, Rita Lee fez parte de um grupo chamado O’Seis que, assim como o grupo de Rita, tinha seis pessoas – incluindo especificamente duas mulheres!
Tanto Daisy quando Rita tiveram relações turbulentas com bandas: no caso de Daisy, sua relação com Billy Dunne (Sam Claflin) ocasionou o fim da banda. Já em Os Mutantes, Rita foi expulsa do grupo, após um turbulento relacionamento com Arnaldo Baptista.
Estilo
Além de todas essas semelhanças, Rita e Daisy se parecem fisicamente! As duas tinham cabelos ruivos, olhos azuis e personalidade rebelde, condizente com o período, em que a música exalava o rock.
Além disso, nos anos 1970, os estilos da banda Daisy Jones and The Six se assemelhava com a da banda Tutti Frutti, da qual Rita participava ao lado de Roberto de Carvalho, seu marido.
Compare:
Influência brasileira?
Segundo o jornal O Globo, uma das amigas mais próximas de Taylor Jenkins Reid é uma brasileira – assim como Ana, uma personagem de ‘Para sempre interrompido’, seu primeiro livro publicado.
Por isso, os fãs especulam que essa amiga pode ter influenciado na criação de Daisy, trazendo elementos de uma jovem e rebelde Rita Lee para a construção da personalidade de sua protagonista.
Primas
Quando a série foi divulgada no Brasil, o próprio perfil de Rita Lee publicou uma parceria com a Amazon Prime Video, brincando com a semelhança. No vídeo, Rita é interpretada pela atriz Mel Lisboa, que lê e envia uma carta para a sua “prima distante”, Daisy Jones. E a própria destaca a maior diferença entre as duas: diferentemente de sua “prima” estadunidense, o amor de Rita acabou dando certo – já que Rita foi casada com Roberto de Carvalho até os últimos dias de sua vida.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Veja o trailer da série da Amazon: