Sistema Fecomércio Ceará inaugura 21º Museu Orgânico com o Ateliê Casa de Zé Tarcísio

Emergindo como um relicário vivo da obra de Zé Tarcísio que, há décadas, traduz a alma nordestina em formas e cores, o Ateliê Casa de Zé Tarcísio abriu suas portas em Fortaleza no dia 22 de novembro, se tornando o 21º Museu Orgânico inaugurado pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, em parceria com a Fundação Casa Grande.

Localizado no bairro Cidade 2000, o espaço homenageia a vida e obra do renomado artista cearense, pioneiro da Pop-Art no Brasil e defensor da preservação das paisagens e culturas nordestinas. A Casa, além de apresentar um acervo de suas obras, é um espaço vivo de memória e resistência cultural, onde a arte dialoga com questões sociais e ambientais da região nordeste.

Cada peça transforma elementos naturais, como pedras e texturas, em metáforas visuais que retratam a luta e a resiliência do povo nordestino. Com o Ateliê Casa de Zé Tarcísio, o Sesc reafirma seu compromisso em valorizar mestres da cultura e preservar a memória artística do Ceará.
“Espaços como este nos relembra não somente nossa cultura e história, mas também eterniza o legado de um grande artista, que é Zé Tarcísio. Museus como este são pontos de inspiração, onde a dedicação de nossos mestres enriquecem a vida de todos. É um tributo ao valor da arte e dos artistas que merecem nosso respeito e reconhecimento. Que este espaço seja um marco na preservação da nossa tradição e um convite para que todos conheçam, celebrem e levem adiante a riqueza da cultura do Ceará”, disse Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio Ceará.

Sobre Zé Tarcísio

Zé Tarcísio nasceu em Fortaleza e iniciou sua carreira artística na juventude, inspirado por grandes mestres como Antônio Bandeira e Inimá de Paula. Reconhecido por sua abordagem inovadora e por representar o Brasil em mostras internacionais, ele recebeu importantes prêmios, como o Salão Nacional de Arte Moderna.

Ao longo de sua trajetória, Zé Tarcísio utilizou sua arte como ferramenta de denúncia e transformação social, abordando temas como a seca e a degradação ambiental. Também teve papel ativo na gestão cultural, destacando-se como Secretário de Cultura em Aracati, onde promoveu iniciativas comunitárias e culturais.

Expressando sua emoção, o artista agradeceu ao Sistema Fecomércio com palavras carregadas de significado e reconhecimento: “Essa homenagem vai muito além de mim; é um reconhecimento a todos os artistas que dedicam suas vidas à cultura e que, muitas vezes, só têm suas histórias celebradas após partirem. Agradeço imensamente ao Sistema Fecomércio por tornar isso possível. A cultura sorri e se fortalece. Muito obrigado!”

Sobre os Museus Orgânicos

Baseados no vínculo com a história e dos lugares onde vivem e atuam os mestres da cultura popular, o projeto dos Museus Orgânicos nasceu com o amadurecimento da parceria com a Fundação Casa Grande, localizada na cidade de Nova Olinda, para o fortalecimento de uma rede formada por lugares de memória, sendo o Sesc um ativador desses espaços.
Para que se tornem Museus Orgânicos, os projetos passam por pesquisas e estudos consistentes a respeito de cada tradição cultural, suas referências coletivas e o impacto na comunidade.

Serviço:
Ateliê Casa de Zé Tarcísio
Endereço: Av Andrade Furtado, 2424, Cidade 2000 – Fortaleza, CE

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES