Realizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), e pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o Ceará Está na Moda (CEM) acontece de 23 a 25 de abril no Centro de Eventos. O evento vai reunir mais de 100 expositores locais, mostrando a diversidade e a qualidade da moda feita no Estado, promovendo ainda uma rodada de negócios. O Sistema Fecomércio agrega uma diversificada programação do Sesc e do Senac, que vai desde desfiles, fashion lab, oficinas e palestras com grandes nomes da moda, e uma exposição sobre os Museus Orgânicos.
“O Ceará Está na Moda é um projeto que nasceu da vontade da Câmara Setorial do Comércio da Moda, juntamente com o Sistema Fecomércio, de fortalecerem o mercado cearense em nível nacional”, contextualiza o presidente da Câmara e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), Afonso Júnior. “Nós queremos mostrar para o Brasil e para o mundo o potencial do nosso Estado, que é o segundo do Nordeste em número de empresas do ramo da moda em atividade e que tem uma tradição de mais de um século nesse setor”, afirma.
O Senac traz profissionais que são referência no mercado da moda nacional e até internacional para as palestras do CEM. O objetivo é compartilhar conhecimentos, experiências e informações atuais sobre temas relevantes para o setor.
Entre os convidados estão o estilista Alexandre Herchcovitch e o escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade, André Carvalhal; além de empresários, empreendedores e gestores, como Caito Maia (Chilli Beans), Gustavo Venâncio (Instituto C&A), Eduardo Cristian (MBA Fashion Day), Carol Fernandes (Lab de Tendências Casa Firjan), Alzira Vasconcelos (Escola O Novo Varejo da Moda) e Renato Thomaz (Água de Coco). As inscrições são gratuitas, presenciais e por ordem de chegada.
Todo o potencial criativo e o talento dos estilistas cearenses sobem à passarela do Ceará Está na Moda com desfiles dos três vencedores do concurso Jovens Criadores Senac – Sarah Veloso, Sanderson Amaral e Renê Carvalho; e duas collabs com os estilistas Ivanildo Nunes e Marina Bitu, sendo que ela apresenta a mesma coleção que vai para a São Paulo Fashion Week.
O estilista Ivanildo Nunes ainda desfila a coleção Resort e participa do Fashion Lab Senac, onde é desafiado a desenvolver uma peça durante o período do evento. O público poderá acompanhar o processo ao vivo e a peça vai ser exposta no estande do Sistema Fecomércio.
O mercado editorial especializado no setor também ganha movimento com dois lançamentos da Editora Senac – Graduação do Vestuário, de Heide Gomes Casagrande; e Antônio Rabelo: Joalheiro do Sertão Central, de Eduardo Motta. Esse último, com direito à roda de conversa reunindo o joalheiro e o autor do livro.
Antônio Rabelo também marca presença, junto com o artesão do couro e mestre da Cultura do CE, Espedito Seleiro, no espaço do Sistema Fecomércio, que leva um pouco do projeto Sesc Museus Orgânicos para que os visitantes ampliem seus conhecimentos sobre cultura popular e artesanias feitas no Estado, incluindo o trabalho das crocheteiras de Jericoacoara e das artesãs da Associação de Artesãs da Fibra da Banana (FIBRARTE), de Missão Velha.