Ter uma barba bonita requer cuidados diários! Confira dicas

Ter uma barba bonita requer cuidados diários. Confira as dicas para deixar os pelos limpos e bonitos

Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br

Shampoo, hidratante, óleo, bálsamo, pente de madeira, escova, tesoura… O catálogo de produtos específicos para os cuidados com a barba não para de aumentar. Assim como as mulheres, o público masculino também tem se mostrado cada vez mais vaidoso e um grande consumidor de cosméticos.

Segundo um relatório da Research & Markets, em 2017, o mercado global de beleza masculina faturou US$ 57,7 bilhões. Para 2023, a previsão da consultoria é que a soma alcance US$ 78,6 bilhões. Entre os maiores consumidores estão os brasileiros, que formam o segundo maior mercado, atrás apenas dos Estados Unidos.

A diversificação de produtos, especialmente dos voltados para os barbudos, e o crescimento da procura têm uma justificativa: para se ter uma barba bonita, é preciso cuidar bem. E os cuidados vão muito além de apenas manter os pelos bem desenhados e aparados. Limpeza e hidratação com produtos específicos para a barba também devem entrar na rotina.

Segundo Jon Valverde, proprietário da Sr. Barbeiro, em Fortaleza, o primeiro passo para manter a barba impecável é fazer um acompanhamento com um barbeiro, com visitas regulares de sete a 10 dias, dependendo do crescimento da velocidade de crescimento do pelo.

“Além da manutenção do corte da barba, nós fazemos também uma limpeza na pele da barba porque ficam células mortas ao longo desses dias. O próprio pelo também fica sujeito a impurezas, então, a gente faz o tratamento com produtos pré-barba e pós-barba”, diz o barbeiro. Ele explica também que é necessário cuidar da pele coberta pela barba, a qual fica sujeita a coceira, irritação ou mesmo feridas se não for bem tratada.

Para a manutenção dos cuidados em casa, o mercado oferece uma gama de produtos específicos para limpeza e hidratação da barba. Ou seja, se você quer uma barba bonita, nada de pegar o shampoo ou sabonete que você usa no cabelo e no corpo para lavar também os pelos da face. “O couro cabeludo é diferente da pele do rosto, o pelo da barba por si só já é um pelo mais ressecado, então o shampoo errado pode deixar o rosto mais oleoso, criando irritação, espinhas”, destaca Jon Valverde, lembrando que os cuidados devem ser diários.

Manutenção diária

Adepto de barba há anos e, em dias normais, frequentador de barbearias pelo menos a cada 15 dias, o servidor público Rafael Benevides conta que a pandemia trouxe um trabalho a mais para quem tem os pelos grandes. “Muito amigos optaram por tirar a barba nesse período de covid-19 porque realmente é horrível. Além de não ter a necessidade estética por causa do uso da máscara, a barba fica suada, o pelo cresce desordenado e fica todo amassado”, relata.

Ele, porém, segue nos cuidados diários com a sua e não vê a hora de poder reencontrar as tesouras do seu barbeiro. “Lavo todos os dias com shampoo específico, seco com uma toalha, depois escovo ou penteio, geralmente com um pente de madeira que comprei na própria barbearia. Uma vez por semana, passo um óleo próprio porque, com um tempo, ela vai ficando meio ressecada, com ar de desleixo”, detalha o servidor público.

Dicas de produtos:

– Shampoo: deve ser usado pelo menos uma vez ao dia.

– Condicionador: aplicar na barba após a lavagem com o shampoo e deixar agir por alguns minutos.

– Óleo de barba: pingar algumas gotas na palma da mão após a lavagem e passar na barba, penteando-a bem com os dedos.

– Pente de madeira: reduz o frizz dos pelos e penteia a barba

– Bálsamo: promove uma hidratação mais profunda e pode ser aplicado uma vez por semana.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES

t>