Ocupada por humanos há quase 1,5 milhão de anos e sagrada para as três principais religiões monoteístas do mundo, a Terra Santa – porção que se estende do Mediterrâneo ao mítico Rio Jordão e passa por Israel, Jordânia e Palestina – oferece para os viajantes praticamente um resumo a céu aberto da história do mundo e das religiões.
Para os cristãos, foi lá que Jesus Cristo nasceu, viveu, pregou, foi crucificado e morto e ressuscitou. Para os islamitas, é onde o profeta Maomé subiu aos céus montado em um cavalo – além disso, Jesus é o segundo profeta mais importante do Islã. E, para os judeus, é lá também que Abraão considerou ser a Terra Prometida a ele por Deus.
Por isso a região tem, apesar das sangrentas disputas e de ter sido destruída diversas vezes ao longo dos cerca de seis mil anos desde a fundação de Jerusalém, abundância de monumentos, templos, ruínas e outras referências ao Islamismo, ao Catolicismo e ao Judaísmo. A região também abrigou outros povos com diversas religiões e seitas, tais como diferentes ramos do judaísmo, cristãos ortodoxos, drusos, sunitas, sefarditas e por aí vai.
Para conhecer o básico de cada uma das vertentes religiosas, o viajante não pode deixar de ir à Cesareia, construída por Herodes; São João de Acre, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e onde há duas cidades construídas – uma sobre a outra, porque a primeira foi considerada impura; a pagã Banias, consagrada ao deus Pan; Volcano Bental, a parte mais alta das Colinas do Golan, tomada da Síria por Israel na Guerra dos Seis Dias; Cafarnaum, onde nasceu São Pedro; Belém, onde Jesus nasceu, e Nazaré, onde Ele passou a infância, além de outros locais citados na Bíblia: Megido, Monte Tabor, Jericó, Deserto da Judeia, Mar Morto, Rio Jordão e, claro, Jerusalém.
Saindo de Fortaleza, a opção mais rápida e segura para chegar à Terra Santa é a partir de Tel Aviv, a cosmopolitana capital de Israel. Tanto a KLM quanto a Air France oferecem voos diretos a partir de Amsterdã e Paris, respectivamente, ambas com duração de 4h30. Além disso, a Casablanca Turismo oferece diferentes experiências na região, para grupos ou individuais.