Para comemorar os 31 anos de sucesso, a Timbalada grava seu novo DVD neste sábado (23), na feijoada do bloco Sirigüella. Os vocalistas Buja Ferreira e Denny Denan falam com exclusividade sobre sua participação no Fortal 2022
Samya Mesquita
samya@ootimista.com.br
“O impacto que a Timbalada tem dentro do Candeal é muito grande”. É o que diz uma moradora do bairro de Salvador, em vídeo no Instagram do grupo. Para esses moradores, Timbalada é mais que música: é vivência de comunidade. O Fortal 2022 experimentou um pouco dessa energia na última quinta-feira (21), quando o grupo se apresentou no Camarote Mucuripe, e revive neste sábado (23), na tradicional feijoada do bloco Sirigüella.
Para comemorar 31 anos de sucesso levando para o mundo o melhor da Bahia, a Timbalada grava hoje seu novo DVD, com participação especial dos cantores Bell Marques e Luan Santana. O evento, realizado no Marina Park Hotel, também conta com shows da Banda Eva e da dupla Rafa e Pipo Marques.
As expectativas são altas. Segundo o vocalista Buja Ferreira, fazer parte do Fortal já é uma grande festa, pois Fortaleza sempre os recebe de braços abertos. “Os fãs cearenses são muito animados e amam a música baiana. Sempre pedem para subir no palco e sentir de perto a energia da nossa percussão. Temos certeza de que será inesquecível e recheado de momentos que ficarão guardados na nossa memória”, salienta.
Fortal já é tradição para a Timbalada. Prova disso é a troca de experiências entre Fortaleza e Bahia, cidades nordestinas diferentes entre si, mas que têm algo em comum: o amor pela música. Buja ressalta que essa troca não só é possível, mas faz parte da missão do grupo. “Viemos de uma comunidade completamente envolvida com nossa música e com nossa história. O Candeal é o berço da Timbalada e, por isso, sempre levamos um pouco dessa energia por onde passamos”, ressalta.
Denny Denan também fala sobre outras expectativas: a turnê na Europa, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de novembro. “Todas as turnês que fizemos por lá foram sempre de casa cheia e com shows inesquecíveis. Não vemos a hora de desembarcar em terras europeias para levar um pouco da nossa energia e da nossa música”, afirma.
mais
A Timbalada foi criada em 1991 por Carlinhos Brown, no bairro Candeal, em Salvador, e foi sucesso desde a primeira apresentação. Consolidou-se como um dos maiores grupos de axé do Brasil, extrapolando os anos 1990 e alcançando públicos internacionais. Afrofuturista muito antes de se falar desse termo, a mistura de axé, samba-reggae e a bateria de rua popularizou o timbal, instrumento que dá nome ao grupo.
Com o “Cacique Brown” assumindo diversos outros projetos, a banda seguiu com novos corpos pintados à frente dos vocais. Nomes como Roberto Barreto, atual BaianaSystem, já passaram pela formação. Hoje, Buja Ferreira e Denny Denan energizam multidões e levam a Timbalada para todo o mundo.
Não só o Carnaval foi impactado pela mistura de ritmos da Timbalada. Brown também criou o Candyall Guetho Square, um espaço multicultural de eventos, e a Associação Pracatum, que oferece cursos profissionalizantes para jovens e adultos.