Tributo a Sandy & Júnior promete noite de nostalgia na Estação das Artes 

Programação da semana inclui ainda shows do programa Estação Autoral e de projetos da Casa de Vovó Dedé, além de discotecagens e programação infantil.

Fãs da dupla Sandy & Júnior têm encontro marcado com a nostalgia na Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Embalados pelos maiores clássicos dos irmãos que marcaram a década de 1990 no Brasil, Banda Reite e Lívia Baral sobem ao palco da Gare para show especial na sexta (18). A programação da semana no equipamento vai de quinta (17) a domingo (20) e conta ainda com shows do programa Estação Autoral, discotecagens, apresentações promovidas em parceria com a Casa de Vovó Dedé e atividades infantis.

Shows de Banzobeat e Academia Aralume abrem programação na quinta (17)

A programação da semana tem início na quinta-feira (17), com mais uma edição do programa Estação Autoral, voltado para a valorização da música cearense em sua diversidade de ritmos e estilos. Em sua quarta edição, a proposta de favorecer a ocupação do palco da Estação das Artes pela produção autoral e proporcionar um espaço para lançamentos de novos artistas tem ainda outros dois shows no sábado (19).

Às 18h sobe ao palco o grupo Banzobeat, selecionado por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024. Surgida em 2022, a banda aposta em uma experiência musical focada no universo do afrobeat, passando pelos ritmos afro-brasileiros e toques de candomblé, umbanda e candombe. No show, lança o single “Batismo” e apresenta o resultado de um trabalho instrumental e poético, enfatizando a música experimental popular dentro do universo da musicalidade africana e latina.

Na sequência, a Estação das Artes recebe mais uma vez o Projeto Palco Aberto, como parte das atividades do Plano Bianual de Atividades (2024/2025) da Casa de Vovó Dedé, que desta vez convida Academia Aralume com seu show “Alma de Terreiro”. O grupo tem como traço primordial a valorização da música popular, realçando e compartilhando a multiplicidade das expressões musicais que integram a identidade cultural do Nordeste brasileiro.

Fãs de Sandy & Júnior ganham homenagem à dupla na sexta (18)

Já na sexta (18), canções como “A Lenda”, “Turu Turu” e “Desperdiçou” ecoarão pela Gare para uma noite inesquecível aos fãs de Sandy & Júnior. Isso é o que promete a Banda Reite e Lívia Baral, que encabeçam o projeto “A gente dá certo”, motivados pela influência musical que a dupla deixou após 17 anos de carreira. No repertório estão clássicos de todas as fases dos irmãos cantores.

A abertura da noite fica por conta do DJ Silas, a partir das 18h. Produtor e DJ da festa Fervinho, evento aberto que acontece no bairro Benfica, e também DJ residente do Baile Mambembe, Silas promete esquentar a Gare com um setlist em homenagem aos anos 2000.

Sou Funk! e Eduardo Africano completam quarta edição do Estação Autoral no sábado (19)

Dando continuidade à quarta edição do Estação Autoral, no sábado mais duas atrações selecionadas por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024 compõem a programação. A partir das 19h30, a Sou Funk! leva para o palco a energia e o swing da nossa música popular e da cultura das ruas. No show, os músicos e produtores cearenses Anderson Camello e David Brasileiro mesclam clássicos da black music com o repertório autoral, que carrega o jeito cearense de ser na forma de ver o mundo, nas gírias e na identidade.

Logo após, é a vez do rapper Eduardo Africano apresentar seu show “Eu mermo – Entre a música e a poesia”, obra multifacetada que une música e literatura, abordando temas de pertencimento, luta, subversão e conexão cultural. O multiartista apresenta uma experiência sonora única que ressoa com autenticidade e energia acompanhado do DJ AngryRoc, batida pulsante do espetáculo, e recebe as participações de Poeta Rosa, Carú Lina, Keyliane Cristian e Paulo Vitor.

Domingo na Estação tem atividades infantis, discotecagem e shows

O Domingo na Estação tem sempre o espaço garantido para a diversão das crianças. A partir das 10h, acontece a oficina “Bordação Experimental”, com o Casal Bordador, formado por Luiza Helena Amorim e Kildare Cavalcante. A atividade proporciona uma experiência estética e sensorial agradável mesmo para crianças que nunca pegaram em uma agulha. No mesmo horário também tem início a oficina “Sapo Valente”, realizada pelo Programa Reciclocidades da Cagece, que propõe artesanato com papel e tampa de refrigerante para crianças de 7 a 9 anos.

Consolidando a parceria com a Casa de Vovó Dedé, dentro do Plano Bianual CVDD, a Estação das Artes recebe mais uma edição do Projeto Brasil Encanto, que desta vez convida Malena Monteiro, mulher pioneira em Fortaleza a cantar em blocos de pré-carnaval. No show, que tem início às 12h30, a cantora com mais de 20 anos de carreira apresenta repertório eclético que inclui mpb, pop rock nacional e internacional, axé e samba.

O Mercado AlimentaCE também prepara programação musical para este dia. Iniciando o domingo, a partir das 10h, o DJ Rapha Anacé comanda um setlist fundindo ritmos ancestrais com batidas contemporâneas. Já na hora do almoço, a partir das 14h30, é a vez do SamBomja animar a Gare. grupo nascido nas ruas do Grande Bom Jardim, em Fortaleza, que traz consigo a perspectiva de descentralizar as rodas de samba, homenageando grandes nomes do samba raiz, sobretudo das mulheres pretas.

Serviço

Semana na Estação das Artes

Dias 17 a 20.10

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Entrada gratuita.

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em

recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação detalhada da semana: dias 17 a 20 de outubro

Quinta, 17

18h às 19h30 – [Estação Autoral] Lançamento do single “Batismo”, com BanzoBeat

20h às 21h30 – Projeto Palco Aberto convida Academia Aralume, com o show “Alma de Terreiro” (Parceria Casa de Vovó Dedé | Plano Bianual CVDD)

Acesso gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: 18 anos.

Sexta, 18

18h às 19h30 – DJ Silas

20h às 21h30 – Especial Sandy&Júnior, com Banda Reite e Lívia Baral

Acesso gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 19

Estação Autoral

19h30 às 21h – Sou Funk!

21h10 às 22h – Show “Eu mermo – Entre a música e a poesia”, com Eduardo Africano e DJ Angry Roc. Participações especiais: Poeta Rosa, Carú Lina, Keyliane Cristian e Paulo Vitor

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo, 20

Domingo na Estação

10h às 13h – Oficina Infantil “Bordação Experimental”, com Casal Bordador

10h às 12h – Oficina Infantil “Sapo Valente”, com Programa Reciclocidades (Parceria Cagece)

10h às 12h – DJ Rapha Anacé, no Mercado AlimentaCE

12h30 às 14h – Projeto Brasil Encanto convida Malena Monteiro (Parceria Casa de Vovó Dedé | Plano Bianual CVDD)

14h30 às 16h – SamBomja, no Mercado AlimentaCE

Acesso gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: Livre.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES