Varanda En.Canto: Arquiteta é premiada com exposição de ambiente acolhedor e memorável

A construção civil sempre acompanhou a trajetória de vida da arquiteta e urbanista, Rachell Aguiar, de 40 anos. Para a artista, a arquitetura se desdobra na morada, que é intrinsicamente ligada à natureza humana, um nicho em constante evolução. Com o advento de novos materiais e tendências, a reutilização e o resgate de antigos materiais, juntamente com a liberdade de construir espaços dos mais diferentes tipos é algo encantador em sua vida.

Este ano, Rachell recebeu a premiação de 1º Lugar da CasaCor Ceará pelo Melhor Ambiente Escolhido pelo Público. O ambiente premiado foi a Varanda En.Canto que trouxe a proposta para um ambiente de encontros, de conversas, de construir memórias afetivas que contam histórias. “Um ambiente que vê a alvorada e o entardecer – o belo que acaba passando despercebido pela rotina do cotidiano. A varanda é o canto que encanta. Daí o nome: EN.CANTO. O ponto de partida estava em resgatar essa memória”, descreve a artista.

Rachell conta que um dos pontos de destaque do projeto foram as estruturas sinuosas, em madeira, que abraçavam as colunas quebrando a rigidez do espaço. Além do diferencial estético, elas acabavam por transmitir movimento, integrando os ambientes e transmitindo a todos, uma sensação de acolhimento.

“O resultado do trabalho foi uma varanda que transmitiu o sentimento de paz e morada. Um ambiente trabalhado em um dinamismo orgânico que transmite fluidez natural e convida à interação, servindo como um espaço dinâmico de múltiplas possibilidades, atrelando conforto e aconchego ao rústico sofisticado, com um toque regional que dá charme ao ambiente”, complementa.

No mundo da arquitetura, a CasaCor se consolidou como referência para os profissionais do setor e na projeção das tendências que acompanham o mercado. Assim como um desfile de moda onde estilistas dos mais diferentes conceitos apresentam seus trabalhos ao público, a mostra é a oportunidade que o profissional da área tem para pensar de forma aberta e “mostrar seu traço” para o mundo. É a sétima vez que Rachell Aguiar participa da mostra.

“Costumo dizer que é uma experiência única a cada ano, temos praticamente 90 dias para desenvolver um trabalho do zero. Movimentamos um mundo de profissionais e empresas parceiras dos mais diversos setores, que trabalham conjuntamente e em tempo recorde para alcançar o resultado apresentado ao público”, revela.

Rachell Aguiar

Segundo Rachell, trabalhar com arquitetura é sempre um desafio. Ela considera um mercado sensível às oscilações da economia e da construção civil, porém, sempre há espaço para quem está atualizado e alinhado com as necessidades da área.

“Minha avó costumava dizer que desde pequena, enquanto brincava de rabiscar papéis e indagava sobre o que queria ser quando crescer, respondia sem titubear: “- arquiteta!”. Cresci vendo meus pais trabalhando no setor e dividindo experiências daquele cotidiano. Quando jovem, me encantava pelos projetos que a construtora do meu pai desenvolvia e enquanto me divertia rabiscando uma adequação de espaços para algum cliente imaginário, acabei tendo a certeza da carreira que deveria seguir”, relembra Rachell.

Além de se graduar em arquitetura, a arquiteta ainda fez uma imersão em Interior Design em Boston, uma experiência que marcou sua carreira. Atualmente já conta com 300 projetos comerciais, corporativos e residenciais no Brasil e exterior, ao longo de quase 20 anos de profissão.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES