Uma reportagem do site especializado Variety revelou, de forma anônima, votos de cinco membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na disputa pela estatueta de Melhor Atriz, Fernanda Torres recebeu dois votos, assim como sua principal concorrente, a atriz Demi Moore. O voto restante foi para Mikey Madison.
A publicação ressalta que o papel de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui” tem o “apelo clássico do Oscar”, mas pondera que a atriz brasileira chega à premiação com apenas uma vitória no Globo de Ouro. A Variety também lembra que nenhum ator venceu o Oscar de Melhor Atriz sem ter sido indicado ao SAG e ao Bafta, o que não aconteceu com Fernanda Torres. A publicação cita apenas uma exceção: George Clooney, que venceu em 2005 por “Syriana” após ter sido premiado apenas no Globo de Ouro.
Na categoria de Melhor Filme Internacional, a Variety não fez uma análise aprofundada, mas contabilizou os votos dos cinco eleitores ouvidos. “Ainda Estou Aqui” lidera com dois votos, seguido por “A Garota da Agulha” e “A Semente do Fruto Sagrado”, com um voto cada. Houve ainda uma abstenção.
A cerimônia de premiação do Oscar 2024 acontece no dia 2 de março e a expectativa é grande para saber se Fernanda Torres irá levar a estatueta para casa. Caso vença, será a primeira vez que uma atriz brasileira conquista o prêmio de Melhor Atriz.