“Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação” reúne filmes escolares e universitários

Com o objetivo de promover o diálogo entre as áreas de cinema e educação, o Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação reúne filmes de 19 estados brasileiros, incluindo o Ceará, produzidos exclusivamente em escolas e universidades. A abertura do festival acontece no Cinema do Dragão na noite desta terça-feira (17), com a estreia de “Saudade Fez Morada Aqui Dentro” (BA, 2023), seguida de debates com o diretor Haroldo Borges e os produtores Paula Gomes, Marcos Bautista e Ernesto Molinero.

A programação do Festival Vento da Tarde inclui a Mostra Filme de Formação, formada pela produção cinematográfica do Coletivo Plano 3 Filmes, cuja trajetória profissional é ligada às temáticas sobre as juventudes. E ainda prevê a realização do Seminário Arejar o Pensamento: diálogos entre Cinema e Educação, com encontros programados para os dias 18, 19 e 20 de setembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS Ceará), reunindo pesquisadores, educadores, gestores públicos e profissionais de instituições de ensino e preservação para explorar como o cinema pode ser integrado de forma mais profunda nos processos educacionais.

O pesquisador Cezar Migliorin (UFF), referência nacional no campo, abre o Seminário com a aula “Processos Criativos e Subjetivos: Cinema, Educação e Clínica”, às 14h30, no dia 18. Aberto ao público e gratuito, o evento é uma oportunidade para refletir sobre a intersecção entre educação e cinema, num momento em que as experiências audiovisuais tomam centralidade em todas as esferas da vida social.

Por que “Vento da Tarde”?

O Festival intitula-se “Vento da Tarde” numa evocação do imaginário sertanejo, que tem no vento um de seus elementos mais significativos. A ideia formadora do Festival ancora-se exatamente na aragem fresca que ameniza o calor nas cidades dos sertões do Jaguaribe, no finalzinho do dia, instaurando novas possibilidades de encontro, num movimento de abertura de janelas e cadeiras nas calçadas. Uma metáfora relacionada com o frescor e a capacidade inventiva dos novos realizadores, cujos conteúdos são realizados em ambientes de formação e que terão o Festival Vento da Tarde como plataforma de exibição.

Diversidade e representatividade

O festival também se destaca por sua atenção à diversidade, com 50% de sua programação dedicada a produções de jovens realizadores pertencentes a grupos sub-representados, incluindo mulheres, negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e integrantes da comunidade LGBTQIA+.

Serviço

Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação
Quando: 17 a 21 de setembro de 2024
Onde: Mostra Aracati, Mostra Aragem e Mostra Filme de Formação no Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema); e Seminário Arejar o Pensamento: diálogos entre Cinema e Educação no Museu da Imagem e do Som/MIS Ceará (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles)
Programação completa e mais informações: www.ventodatarde.com.br

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES