A Bibliothèque Nationale de France (BnF), em Paris, celebra a diversidade e a riqueza da fotografia brasileira com a nova coleção “Un fonds photographique brésilien à la BnF”, que será concluída no final de 2024. A coleção, que inclui 727 fotografias de 60 fotógrafos, torna-se uma das maiores fora do Brasil, com curadoria de Héloïse Conesa, Ricardo Fernandes e Marly Porto.
As obras de Vik Muniz, Bob Wolfenson e Rosângela Rennó são alguns dos destaques desta coleção. Marly Porto, uma das curadoras, afirma: “Trabalhamos para que os fotógrafos brasileiros ocupem cada vez mais o seu lugar dentro do cenário artístico internacional”. A coleção contempla uma vasta gama de temáticas, desde a diversidade cultural até questões ambientais e sociais, espelhando as complexidades do Brasil contemporâneo.
Além disso, a BnF inaugura este ano a primeira residência para fotógrafos brasileiros, em parceria com a Aliança Francesa do Brasil. Caio Rosa, o primeiro premiado, terá a oportunidade de morar na França e integrar seu trabalho ao prestigiado acervo da biblioteca. Essa residência visa fomentar o intercâmbio cultural e fortalecer o diálogo entre Brasil e França no campo da fotografia.