A influenciadora digital Virginia Fonseca compartilhou com seus seguidores do Instagram o diagnóstico recente de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O transtorno neurobiológico, que também afeta seu marido, Zé Felipe, é marcado pela dificuldade em manter a atenção, inquietação constante e impulsividade.
O anúncio foi feito em um vídeo no story do Instagram, onde Zé Felipe, ao lado da esposa, indaga: “Quem foi ao médico e descobriu que tem TDAH também?”. Virginia completa, com uma pitada de bom humor. “Acho que essa parte todo mundo sabia, né?!”, disse.
A querida da Virgínia JURA que só pelo fato dela ter passado num médico ( e em um único dia) ela tem tdah, meu anjo são vaaaarias sessões ou até msm anos pra ver se alguém tem tdah ou não+ pic.twitter.com/DGTHn9c6bW
— ❥ duds winchester (@whotfckisobx) January 31, 2024
Zé Felipe, diagnosticado com TDAH alguns anos atrás, já compartilhou em entrevistas sobre o uso de medicamentos para controlar os sintomas. A influenciadora, por sua vez, vinha demonstrando em seus stories recentes as dificuldades de concentração durante a gestação.
O que é TDAH
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que se destaca pelos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), a prevalência global do TDAH varia entre 5% e 8%, enquanto 3% a 5% das crianças ao redor do mundo enfrentam o transtorno.
Na infância, os sinais podem se manifestar através da inquietude excessiva, dificuldade em permanecer sentado e impulsividade. Frequentemente, impacta o desempenho acadêmico e as relações interpessoais. Já na vida adulta, o TDAH pode se traduzir em dificuldade de concentração em tarefas simples, afetando carreira, relacionamentos e finanças.