Os mais de cinquenta votantes brasileiros da Academia do Oscar, entre diretores, produtores, atores e outros profissionais da indústria cinematográfica, estão unidos em uma campanha para fortalecer as chances do filme “Ainda Estou Aqui” e da atriz Fernanda Torres na premiação de 2025. Para isso, criaram um grupo no WhatsApp, onde discutem estratégias e mobilizam esforços para promover o longa-metragem de Walter Salles, indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro, além de apoiar a indicação de Fernanda Torres como Melhor Atriz.
Daniel Rezende, diretor de “Bingo: O Rei das Manhãs” e um dos integrantes do grupo, destacou a importância da iniciativa. “Estamos todos muito esperançosos que o sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’ se reverta em mais brasileiros assistindo aos filmes brasileiros. A nossa indústria faz parte dessa luta, dessa resistência, de tentar fazer com que o brasileiro assista, consuma, goste e se orgulhe do nosso cinema”, afirmou, em entrevista ao Estadão. Além de impulsionar a campanha do filme, o grupo também busca incluir mais profissionais brasileiros no quadro de votantes da Academia, ampliando a representatividade do país na premiação.
Entre os votantes brasileiros já consolidados na Academia estão nomes como o cearense Karim Aïnouz, Wagner Moura, Rodrigo Santoro, Fernanda Montenegro, Alice Braga, Anna Muylaert, Carlinhos Brown, Fernando Meirelles, Kleber Mendonça Filho, Sônia Braga e Selton Mello.
A cerimônia do Oscar 2025 será transmitida no Brasil pela TNT (TV a cabo) e pelo streaming Max, assim como em edições anteriores. A TV Globo também exibirá o evento, mas com interrupções devido à cobertura dos desfiles das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro. Para os moradores do estado, a transmissão priorizará o Carnaval, mas será possível acompanhar a premiação pelos sites do G1 e do Gshow. A apresentação na Globo terá início às 21h55, sob o comando de Maria Beltrão.