Prestes a completar 37 anos, o Iguatemi Fortaleza vem se renovando para chegar aos 40 na melhor forma. Primeiro centro comercial de grandes proporções do Ceará, que se orgulha de ser “o shopping da vida dos cearenses”, vem se adaptando às transformações que o mercado exige para continuar a ser um símbolo no cotidiano da cidade.
Além de seis grandes expansões feitas – a primeira, inaugurada em 1982 e a última em 2015, quando venceu o prêmio da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) como melhor projeto do setor -, o Iguatemi vem ampliando seu pool com lojas de serviços, saúde e bem estar; bem como se consolidando como um grande polo de eventos.
Um destes é o I’Music, que será realizado neste fim de semana (19, 20 e 21 de janeiro), em uma arena montada no estacionamento, e vai receber shows de 10 atrações nacionais. Nomes de peso como Gilberto Gil, Ludmilla, Hungria, Lulu Santos, Capital Inicial, Blitz, Biquini Cavadão e Nando Reis vão comandar a festa, que terá ainda roda gigante, experiências sensoriais, DJs e show pirotécnicos.
Nesta entrevista, o superintende do Iguatemi, Wellington Oliveira, fala sobre os novos desafios e tendências de mercado, além do I’Music. O executivo brasiliense é pós-graduado em Desenvolvimento de Projetos e Gestão de Obras de Engenharia. Ingressou em 2011 na Jereissati Centros Comerciais (JCC), holding que administra o Iguatemi Fortaleza e outros shoppings em Belém (PA) e Campo Grande (MS), para participar do processo de planejamento e expansão da companhia com a construção de mais shoppings. A partir de 2015, assumiu a superintendência do Shopping Iguatemi.
Os segmentos de saúde e serviços têm crescido nos shoppings centers. Você acredita que esta é uma tendência irreversível?
Sim. A tendência que se iniciou há alguns anos e deve se intensificar nos próximos é que os shoppings não sejam apenas um centro de compras e passem a ser, também, área de convivência e facilidades. Nesse novo modelo, o cliente encontra todas as soluções para o seu dia a dia, incluindo lazer, alimentação, serviços e compras. Nossa expectativa para 2019 é ampliar ainda mais a gama, incluindo serviços de saúde oferecidos aos clientes do Iguatemi.
A quê você atribui esta mudança de perfil dos shoppings, que antes apostavam somente em moda, decoração, eletrônicos e alimentação?
Nossa percepção é de que existem dois pontos importantes para a mudança do perfil dos shoppings. O primeiro é a relação entre varejo e evolução tecnológica. A crescente onda de lojas online tem afetado diretamente o varejo tradicional, que passa por um momento de ajuste, e isso abre espaço para novos mercados dentro dos shoppings. Outro ponto importante é que, cada vez mais, as pessoas estão buscando comodidade, conforto e segurança; o tempo é cada vez mais escasso, e ter a possibilidade de resolver todas as questões cotidianas num único lugar é, com certeza, uma das melhores opções para esse novo consumidor.
Quais são as novas operações que o Iguatemi captou nestes segmentos?
O shopping Iguatemi, antenado com a evolução do mercado de shoppings e varejo, aproveitou a última expansão, inaugurada em 2015, para ampliar a gama de operações de serviço, lazer e espaços de convivência. Como exemplo, podemos citar a praça central da expansão, projetada para um espaço para convivência e realização de eventos para as famílias. Quantos às operações, com a expansão, ampliamos a quantidade de restaurantes – Santa Grelha, La Pasta Gialla, Tio Armênio, Outback, Porpino, Johnny Rockets, Cowboy e agora o Ryori – e serviços. Abrimos um posto do Detran, posto de emissão de passaportes da Polícia Federal, clínica oftalmológica (CLDO), chaveiros, casa para intercâmbio, entre outros.
Em 2018, o Iguatemi inaugurou o Espaço Jangada. Eventos também são uma nova tendência para os shoppings?
A realização de eventos também se tornou um atrativo para os shoppings. Além do Espaço Jangada, ampliamos a realização de eventos na área externa do shopping. O Espaço Jangada era uma locação temporária e encerrou suas atividades no final de 2018, cumprindo muito bem o seu papel.
O I’Music será um festival anual?
Temos uma grande expectativa com o I’Music. Em 2018 o festival foi um sucesso, superando nossas expectativas e a do público, que participou dos três dias de evento. Resolvemos repetir, pois entendemos que o festival, realizado em um espaço confortável e seguro, foi capaz de unir pessoas de todas as idades. Para nós, foi encantador ver famílias inteiras curtindo as atrações. Gostaríamos que o festival se tornasse uma data no calendário da cidade, da mesma forma que acontece com a nossa chegada do Papai Noel. Porém, essa decisão será tomada um pouco mais adiante.
Quais são as novidades para 2019?
Para 2019 teremos muitas novidades no Iguatemi. Importante lembrar que em 2018 inauguramos 55 novas operações no shopping, com destaque para Forever 21, FastShop, IPlace Conceito, Ryori, Intimissimi, Live!, Tânia Joias, entre outras. As novidades para 2019 serão anunciadas no momento oportuno.
O Iguatemi liderou por décadas o segmento de centros comerciais de alto padrão. Quais as mudanças provocadas pela entrada de novos players no mercado?
Mesmo sendo líder de mercado por várias décadas, o Shopping Iguatemi nunca se acomodou e sempre procurou inovar em mix de lojas e ações de marketing para fidelizar cada vez mais a população do Ceará. Em suas quatro grandes expansões, realizadas em média a cada dez anos, trouxemos marcas relevantes e inovadoras para o varejo cearense. A ampliação da concorrência nos últimos cinco anos nos obrigou a ser ainda mais criativos em todas as frentes. Para tanto, inauguramos a sexta e última expansão, com um projeto extremamente arrojado, utilizando técnicas e materiais construtivos de ponta e, principalmente, sustentáveis. Inovamos também em mix de lojas, e nos últimos quatro anos trouxemos operações inéditas para Fortaleza. Também pensamos nas ações de marketing e relacionamento. Fomos o primeiro shopping realmente Pet Friendly do Estado. Investimos nas ações para as famílias, como a Corridinha Iguatemi, a Revoada de Pipas e as apresentações semanais na praça de convivência. Realizamos várias campanhas voltadas para o relacionamento com a comunidade, como o I’Music, e temos orgulho de nossa ação Loja do Bem, que tem ajudado várias instituições de apoio aos mais necessitados.
O Iguatemi tem planos para mais uma expansão?
Inauguramos a última em abril de 2015. Foi uma grande expansão que ampliou em 50% a área de lojas e dobrou nossa área construída, tornado o Shopping Iguatemi Fortaleza um dos maiores centros do Brasil. Uma nova expansão deve demorar ainda alguns anos para acontecer.
A JCC vai investir em um novo centro comercial na Cidade Alpha? Em caso positivo, qual será o porte e o perfil deste empreendimento?
Temos uma carta de intenções com o Alphaville e em 2019 iniciaremos os estudos de viabilidade do negócio.