Um encontro entre a tradição do samba e a genialidade da MPB toma a Praia do Futuro neste sábado (25), com a turnê Xande Canta Caetano. Xande de Pilares fala ao Tapis Rouge da importância do baiano e do projeto para a carreira
Sâmya Mesquita
samyamesquita@ootimista.com.br
Uma noite de samba, poesia e reinvenção promete transformar a Santa Praia, na Praia do Futuro, no palco de uma celebração memorável da música brasileira. Neste sábado (25), a partir das 19h30, Xande de Pilares (ex-Grupo Revelação) traz a Fortaleza a turnê Xande Canta Caetano — mesmo nome do álbum de 2023 — em um espetáculo que une a energia contagiante do samba à atemporalidade das composições de Caetano Veloso. Os ingressos estão à venda na Santa Praia Pista e na Bilheteria Digital.
Justa homenagem
O projeto, que começou como um presente de aniversário ao compositor baiano em seus 80 anos, acabou transformando a carreira de Xande. “Fui convidado pelo próprio Caetano, o que já foi um presente pra mim. Revisitar a obra dele com a minha voz foi algo que me conectou ao meu passado musical, às músicas que meu avô me fazia ouvir. Esse álbum é um divisor de águas na minha vida”, diz o sambista ao Tapis Rouge.
Além de sucessos do disco, como Alegria, Alegria, Gente e Muito Romântico, o repertório inclui outras joias do compositor, como Reconvexo e Força Estranha. Para Xande, o equilíbrio entre a essência original das composições e a sua identidade musical foi indispensável: “Caetano supervisionou tudo. Ele dava opiniões sobre as bases, e tomei cuidado para não descaracterizar as melodias, mas sem deixar de trazer minha essência. É uma honra cantar as canções de alguém que tanto influenciou a música brasileira”, acrescenta em entrevista exclusiva.
Mais do que um tributo, o espetáculo reforça o impacto das obras de Caetano na formação cultural de diferentes gerações. “A música brasileira é muito mais consumida hoje do que na minha juventude, quando dominava a música importada. Projetos como este ajudam a apresentar clássicos para os mais jovens. Recebi ligações de adolescentes e até de avós emocionadas ao ouvir minhas interpretações”, comenta.
Fortaleza na rota de comemoração
Com direção musical de Pretinho da Serrinha e direção artística de Regina Casé, o álbum Xande Canta Caetano (2023) já ultrapassou 35 milhões de reproduções e rendeu ao artista prêmios como o Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode e o Prêmio da Música Brasileira. Sendo assim, show deste fim de semana promete ser uma celebração cheia de energia, marcando a estreia desse projeto em Fortaleza. “Vai ser um show emocionante. Nunca cantei esse repertório aqui e quero comemorar o Grammy junto com o público cearense. Tenho ótimas lembranças dos shows na cidade em que, mesmo com uma senhora chuva, ninguém arredou o pé”, lembra o artista.
Com abertura do grupo DTF e uma atmosfera praiana, o show promete misturar o samba à genialidade de Caetano Veloso. Será um encontro entre tradição e reinvenção; e, nas palavras do próprio Xande, uma verdadeira “festança”.
serviço
Show Xande Canta Caetano
Neste sábado (25), a partir das 19h30
Na barraca Santa Praia. Av. Clóvis Arrais Maia, 3345, Praia do Futuro
Ingressos na Santa Praia Pista e na Bilheteria Digital, com taxas. Valores entre R$ 180 (Arena meia) e R$ 1.200 (mesa para quatro pessoas)
Mais informações pelo Instagram @santa_praia